Não interessa a estação: gostamos de estar perfumadas todo o ano. Acontece que há perfumes que se adequam mais ao verão, outros ao inverno.
As águas de colónia são a opção de perfume mais comum durante os meses de calor. Sendo que, o que distingue uma água de colónia de outras fragrâncias é o seu grau de concentração (a eau de parfum é a mais concentrada, com mais tenacidade e durabilidade). A água de colónia, por vezes denominada de splash, é a menos concentrada e, por essa razão, é mais volátil. Conheça-as melhor.
Eau de Cologne (EDC)
Ainda que na realidade seja uma eau de toilette – pois contém mais do que 5% de compostos aromáticos – a água de colónia é uma composição fresca, leve e frutada que tem na sua base óleos essenciais de limão, bergamota, laranja e absoluto de néroli. Também pode conter óleos essenciais de lavanda ou alecrim.
Eau de Toilette (EDT)
Mais leve do que a eau de parfum, é normalmente vendida em embalagens em spray. A sua leveza requer uma aplicação mais difusa e a maior concentração de álcool torna a sua durabilidade menor. Esta é a versão mais aconselhável para usar no dia a dia uma vez que é menos intensa – mesmo que exagere na quantidade, não vai durar muito tempo. Costuma conter entre 4 a 15% de essência de perfume.
Eau de Parfum (EDP)
Com a mesma essência de um perfume mas com uma maior quantidade de álcool e água, é mais leve que o primeiro e não dura tanto tempo na pele. Apesar disso, é uma escolha mais frequente do que a sua versão original, talvez pelo seu preço mais acessível. Normalmente, uma eau de parfum contém de 10 a 20% de essência de perfume.
10 perfumes frescos para dias quentes
Já conhece algum destes perfumes? Dê-nos a sua opinião.