Poucas são as mulheres que ao longo da vida nunca sentiram um alto no escalpe, enquanto passavam as mãos pelo cabelo. Apesar de ser um dos sítios mais desconfortáveis para ter acne, em nada é diferente da que surge noutra parte do corpo.
Tal como as borbulhas normais, esta condição, também conhecida por scalpne, pode ser causada por uma mistura de óleo e células mortas que ficam presas nos folículos capilares, devido à quantidade de glândulas sebáceas.
O problema surge quando essas borbulhas tornam-se maiores ou inflamam e, nesse caso, está na altura de consultar um especialista.
Porque acontece?
A acne no couro cabeludo é causada por inúmeros fatores, incluindo doenças cutâneas, como caspa ou dermatite seborreica, alterações hormonais, como a menstruação, viagens, sono irregular, stresse e até alguns tipos de contracetivos orais.
Tal como acontece com a pele do rosto, quando os níveis de cortisol aumentam, existe uma maior probabilidade para a secreção sebácea aumentar, obstruindo os poros
Os produtos à base de óleo ou pomadas de styling com texturas pesadas podem também bloquear os poros e glândulas. Isto significa que quando escolher os produtos capilares precisa de estar atenta à lista de ingredientes e optar por fórmulas que não vão pesar na pele do couro cabeludo.
Além destes fatores, existe outro que pode estar a causar um escalpe irregular, associado à lavagem pouco frequente da pele do couro cabeludo.
Quando existe uma acumulação excessiva de caspa ou dermatite seborreica, esta zona do corpo torna-se um ambiente fértil para a propagação de fungos e bactérias. Se esse é o caso, opte por lavar o cabelo dia sim, dia não e principalmente depois de um treino.
Gestos a evitar
• Não remova as borbulhas, não só pode criar uma infeção, como fazer cicatrizes que mais tarde vão impedir o crescimento de cabelo nessa área;
• Evite usar produtos de styling com perfume, principalmente perto das raízes;
• Tenha cuidado ao escovar o cabelo, nunca esquecendo que os pentes e escovas devem ser lavados diariamente com água quente;
• Evite tratamentos químicos, como permanentes, descoloração ou até coloração e usar qualquer tipo de cosméticos com óleo no couro cabeludo.
Lavar, esfoliar e hidratar são alguns dos gestos que vão ajudá-la a cuidar da pele do couro cabeludo
Combater o problema
Uma rotina de cuidados capilares é fundamental para impedir a propagação da acne e a limpeza do couro cabeludo deve ser feita de forma regular para remover o excesso de oleosidade e células mortas.
Use um champô antimicrobiano, com propriedades calmantes ou um tónico capilar com a mesma função e, no que toca aos ingredientes, procure por fórmulas com hamamélia, uma planta com propriedades adstringentes, piroctona olamina, um ingrediente antibacteriano e com características antisseborreicas ou cânfora pelo seu efeito calmante.
Já as fórmulas com ácido salicílico ou carvão ajudam a reduzir a produção de óleo no couro cabeludo.
Deve fazer máscaras para o escalpe, idealmente entre uma a duas vezes por semana. Este género de produtos contém ingredientes que trabalham em conjunto para esfoliar, limpar e acalmar a pele sensível desta área.
Além da máscara, o uso de um tratamento esfoliante uma vez por semana pode ajudar a controlar o problema, removendo o excesso de sebo e células mortas. No entanto, opte pelos esfoliantes químicos em vez dos físicos para não agredir a pele que já se encontra irritada.
Para quem sofre com cabelo seco mas raízes oleosas, aplique os seus cuidados de nutrição apenas no comprimento e pontas e deixe estes cosméticas longe do escalpe.