A acne é mais comum na adolescência, mas isso não significa que fica por aí. Para algumas de nós, seja por razões hormonais ou genéticas, a acne pode ainda acompanhar-nos na vida adulta, o que inevitavelmente afeta negativamente a saúde mental e autoestima.
Existem séruns, cremes, óleos e géis de limpeza que ajudam a controlar o aparecimento de borbulhas, mas nem sempre é possível eliminá-las ou escondê-las. É aqui que entram os acne patches.
Cada vez mais usados por celebridades, como Hailey e Justin Bieber, estes pequenos adesivos devem ser colocados diretamente na pele para potenciar o desaparecimento das borbulhas.
Todavia, é preciso ter em atenção alguns pormenores. Explicamos a seguir.
Tipos de acne
Todas sabemos que borbulhas são incomodativas e podem ser a causa de uma baixa autoestima. Por isso, é importante saber o que pode estar a causar as crises e que tipo de acne tem, de forma a conseguir o melhor tratamento possível.
Excesso de sebo, bactérias, hormonas, células mortas e poros entupidos podem despoletar a acne, que pode ser inflamatória ou não. Lembramos que é possível ter múltiplos tipos de acne de uma só vez e que existem formas de a controlar.
Não inflamatória
A acne não inflamatória inclui pontos negros e brancos, que geralmente não causam inchaço.
Estes surgem quando os poros estão obstruídos por uma combinação de células sebáceas e células mortas da pele, no entanto, nos pontos negros a parte superior do poro permanece aberta, o que não acontece com os pontos brancos.
Inflamatória
Borbulhas vermelhas com relevo, como pápulas, pústulas, nódulos e quistos são consideradas acne inflamatória.
O sebo e as células mortas contribuem para a formação deste tipo de acne, no entanto, as bactérias desempenham o papel principal no seu aparecimento, já que criam infeção na pele.
As pústulas e pápulas aparecem quando os poros estão inflamados, porém, as primeiras contêm pus e são salientes, enquanto as pápulas têm um tom rosado.
Já os nódulos e os quistos formam-se na camada profunda da pele, daí serem mais difíceis de curar. Os quistos são considerados a forma mais grave de acne, são dolorosos ao toque e podem por vezes deixar cicatrizes.
Relembramos que, principalmente nestes casos, é fundamental consultar um médico dermatologista para expor todas as suas preocupações e seguir o melhor tratamento para o seu tipo de pele.
Mas, entretanto sugerimos-lhe que experimente os acne patches, que podem ser a solução ideal para as suas borbulhas.
Como funcionam os acne patches
Os acne patches têm como objetivo cobrir a acne, mas também potenciar o desaparecimento da mesma. Muitos absorvem toxinas presentes na pele e contêm ingredientes que ajudam na secagem das borbulhas.
E mais, protegem do sol, aceleram a cicatrização e até podem ser utilizados como acessórios (já que existem em diversas cores e formas).
Posto isto, é importante entender em que tipo de acne os patches devem ser utilizados.
Em pontos negros, pontos brancos e borbulhas com pus, como pústulas, o uso de acne patches é vantajoso, mas o mesmo não pode ser dito de acne mais profunda, como quistos e nódulos.
Para conseguir cobrir e tratar as borbulhas, basta seguir a sua limpeza de rosto habitual e colocar os patches diretamente por cima das mesmas, de preferência à noite. Retire de manhã et voilá!