Limpar, hidratar o rosto e colocar protetor solar diariamente são passos indispensáveis na rotina. Três ações que ocupam poucos minutos do seu dia e fazem toda a diferença a longo prazo.
Especialmente, lavar a face. Mesmo quando estamos mais cansadas, devemos fazer um esforço extra e retirar a sujidade que se acumulou ao longo do dia. Caso contrário, de acordo com a Byrdie, o óleo, bactérias e sujidade permanecem na pele.
Retirar a maquilhagem, por exemplo, com uma água micelar é um bom primeiro passo. Já lavá-la, de seguida, com um cleanser e água tépida, é quase a definição de perfeição. Se não o fizer, todos os dias, sofrerá as consequências.
O que acontece se não lavar o rosto todos os dias
A pele fica seca ou extremamente oleosa
Numa primeira fase, há uma sensação de estiramento e a pele tem tendência a ficar áspera. Com o passar dos dias fica escamosa, dá fortes comichões e tem tendência para descamar.
Por outro lado, se tem pele tendenciamente oleosa, vai ficar ainda mais oleosa. Aqui, a pele passa de ativa a reativa e deixa de ter capacidade de proteção.
Não está protegida dos radicais livres
Estimulados por fatores como o tabagismo, o stresse ou a exposição solar, os radicais livres vão atuar negativamente na pele e torná-la envelhecida com maior rapidez.
Não respira
Por exemplo, se for dormir com a maquilhagem, sem lavar o rosto, a pele não terá tempo durante a noite para se renovar. E o que acontece como consequência? Acelera o envelhecimento. E ninguém quer isso, pois não?
Pode contrair uma infeção
Se não retirar a base e a máscara de pestanas, por exemplo, a pele pode ficar irritada. Em casos extremos, cria-se mesmo um terreno fértil para infeções.