© GRAFISMO: SARA MARQUES/© shutterstock
#Afinal, a forma como aplicamos os cosméticos tem impacto nos resultados?

#Afinal, a forma como aplicamos os cosméticos tem impacto nos resultados?

Colocámos esta questão a dois médicos dermatologistas e trazemos-lhe, agora, as respostas.

Por Jun. 16. 2023

*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*

Gel de limpeza, tónico, sérum, protetor solar. Quatro produtos e quatro passos importantes para a rotina de beleza. Mas será que a ordem pela qual os colocamos faz diferença nos resultados?

Esta foi a questão que colocámos a dois médicos dermatologistas, Leonor Girão e Luís Uva. E ambos foram peremptórios nas suas respostas: “sim”.

Forma de aplicar os cosméticos é importante?

“Uma rotina de pele correta, bem como uma aplicação correta, pode ajudar a maximizar os benefícios”, refere o último profissional.

Mas, mais do que potenciar os resultados, aplica-los do modo certo poderá fazer diferença entre vermos ou não o efeito prometido pelos produtos na nossa pele.

Leonor Girão explica: “Para que os produtos façam efeito, pretendemos que, de alguma forma, eles sejam absorvidos ao nível das camadas superficiais da pele, a nível da epiderme”, contribuindo, deste modo, para os seus “efeitos antioxidantes ou contra a proteção ultravioleta”, por exemplo.

Deste modo, se aplicarmos um produto oleoso no rosto e, por cima, adicionarmos um sérum aquoso, “o veículo da água não passará através desse creme e, portanto, a sua absorção vai ser mínima ou nula”. Assim, “o sérum deixa de ter efeito”, conclui.

É por isso que a ordem pela qual “aplicamos os produtos tem uma lógica, que está relacionada com as suas propriedades físicas”, reflete Leonor Girão.

Ordem correta

Portanto, de acordo com a dermatologista, deverá:

Aplicar o tónico, que, “normalmente, tem um efeito mais adstringente e fecha mais os poros, além de, por vezes, retirar uma parte da gordura da pele”;
 Passar para o sérum, por ser aquoso. Devem ser, assim, “os primeiros a aplicar-se a nível da pele limpa e os outros cremes devem ser aplicados a seguir”;
 “Em relação aos filtros solares, se estamos a utilizar um mineral, deve ser o último a ser aplicado”;
 Também os cosméticos com cor, “que têm, normalmente, partículas inertes que dão a cor”, devem ser os últimos a surgir na rotina de beleza, “para não impedir a absorção dos outros produtos”.

Resumindo: #Afinal, sim, é importante utilizar os produtos de beleza numa determinada ordem para maximizar os seus resultados.

Mais sobre afinal , rosto