*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Não precisamos de cobrir as paredes da casa de banho com relógios ou dispô-los pelos vários móveis que aí encontramos, claro. Mas, segundo algumas influenciadoras e celebridades, é necessário prestar atenção ao tempo quando cuidamos da nossa pele.
Contudo, será que cada segundo que passa é decisivo para a atuação de um cosmético ou a possibilidade de aplicação de mais um produto sobre o rosto?
Perguntámos a duas especialistas e estas foram as suas respostas.
Temos de esperar entre a aplicação do sérum e creme?
Apesar de sermos específicas na pergunta, dando como exemplo um sérum e, posteriormente, um creme, Joana Nobre, fundadora do Crème de la Crème e Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética, esclarece que podíamos abrir a questão a outros produtos de beleza. “Esta boa prática é válida para todos os cosméticos”, avisa.
E clarifica: “Idealmente, devemos deixar que a nossa pele absorva o sérum e, só depois, colocamos o creme”. “Normalmente, é rápido e não excede 1 minuto”, adiciona.
No fundo, devemos aplicar o item seguinte, “quando o anterior já tiver penetrado na pele”, salienta.
Contrariamente, Helena Ribeiro nota que “não é possível responder de forma generalista a esta pergunta”, pois acredita que “devemos seguir as instruções das marcas, que fizeram estudos para comprovar a eficácia dos vários cosméticos”.
Ainda assim, afirma que, “por razões de ordem prática, só se deve aplicar o creme depois do sérum ter sido absorvido”.
Resumindo: #Afinal, devemos esperar que os produtos sejam absorvidos e penetrem na pele, antes de aplicarmos o cosmético seguinte, na nossa rotina de beleza.