#Afinal, arrancar cabelos brancos faz com que cresçam mais rapidamente?
Sempre que vemos um cabelo branco surgir entre todos os outros, não conseguimos evitar pensar que o deveríamos puxar. Mas há sempre uma voz na nossa mente, que nos diz que muitos outros nasceram se o fizermos. Porém, será que é mesmo assim?
De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. Só assim quebraríamos uma corrente de desinformação e ideias preconcebidas, que a ciência procura desconstruir.
Para colocar um ponto final nos mais variados mitos, criámos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check sobre os universos da beleza e bem-estar. Aqui, poderá encontrar respostas às questões que sempre teve ou que, provavelmente, tomava como certas.
Traremos, claro, especialistas da área para nos ajudar a desmontar conceitos e esclarecer todas as dúvidas.
Arrancar cabelos brancos faz com que cresçam mais rapidamente e em maior quantidade?
Já todas ouvimos, pelo menos uma vez, que, se arrancarmos um cabelo branco, nascem sete de seguida. E por mais que tenhamos questionado a afirmação, não quisemos testar se é realmente verdadeira, com medo que acontecesse.
No entanto, Luís Uva, médico dermatologista, garante que não passa de um mito: “A cor do cabelo é determinada pela quantidade de melanina que dispomos nos folículos capilares e, pelos estudos existentes, arrancar cabelos brancos não afeta a produção de melanina ou mesmo a capacidade de o folículo gerar novos fios de cabelo”.
Leonor Girão, Diretora Clínica da Clínica Dermatologia do Areeiro, corrobora esta ideia. “Não existe nenhuma relação entre o ritmo de crescimento do cabelo ou a sua coloração e o ato de arrancar cabelos brancos”, salienta, em conversa com a Saber Viver.
“O que acontece é que a pessoa arrancou o cabelo e, passados três meses, a idade não deixou de ir avançando. Portanto, é possível que venham a nascer outros cabelos brancos, tal como nasceu aquele”, refere a médica dermatologista, acrescentando: “não passa de uma ilusão”.
Porém, Luís Uva, Diretor Clínico e CEO da PersonalDerma, alerta: “Quando arrancamos um cabelo, seja ele branco, ou da cor natural, não estamos a afetar o seu crescimento, mas sim a causar danos no folículo capilar. Isto pode levar à perda de cabelo nessa zona afetada”.
Resumindo: #Afinal, não. Não existe uma ligação direta entre arrancar os cabelos brancos e crescerem outros depois.