No universo dos cuidados capilares, existem ingredientes bastante comuns, como o óleo de argão, muito utilizado em séruns, a manteiga de karité, em máscaras, e o aloé vera, em champôs. Mas agora a novidade é o bambu, que tem sido incluído em diversas fórmulas.
Apesar de ainda não estarmos habituadas a ele e de ser um ingrediente pouco visto nestas andanças, as suas propriedades hidratantes e reconstrutivas estão a ganhar popularidade dentro do universo capilar.
De acordo com o estudo Bamboo Extract Products Market, publicado na Reed Intelligence ainda em 2023, acredita-se que o mercado relacionado com este ingrediente irá crescer cerca de 4,8 por cento nos próximos oito anos. Logo, será apenas uma questão de tempo até mais marcas começarem a utilizá-lo.
Com a promessa de garantir uma fibra capilar mais espessa, volumosa e luminosa, o extrato de bambu é rico em água, selénio, proteínas e vitaminas essenciais para o cabelo e couro cabeludo.
Além disso, ajuda a hidratar, fortalecer e cicatrizar a pele, o que o torna um elemento essencial para quem sofre de condições como psoríase ou caspa.
Um ingrediente, várias funções
Segundo o mesmo estudo, o bambu é maioritariamente utilizado em cuidados de pele. Porém, a sua utilização em fórmulas capilares está a aumentar.
Isto porque, depois de aplicados no cabelo, os produtos enriquecidos com extrato de bambu conseguem penetrar em profundidade na fibra, atuando de dentro para fora.
Como tem propriedades reconstrutivas, é o aliado ideal de quem tem cabelo poroso, seco ou desidratado, isto porque mantém a integridade dos fios e ajuda a reter os nutrientes no córtex capilar.
Mas não são apenas os champôs e condicionadores que recorrem a este ingrediente, existindo já produtos de styling que o incorporaram nas suas fórmulas.
Quando aplicado, o extrato de bambu adere à fibra capilar e expande-se em contacto com o calor, o que o torna ideal para usar em sprays de volume ou mousses para engrossar o cabelo.
Ao contrário dos tratamentos com queratina, que endurecem as madeixas e, consequentemente, promovem a quebra, os produtos com bambu protegem o cabelo de agressores externos.
Além disso, podem ser usados em qualquer tipo de cabelo.
Aproveite para começar a experimentar este ingrediente agora, já que o sol de agosto é conhecido por causar danos capilares. O bambu pode ser uma boa opção para se ver livre deles.
Os benefícios:
• Penetra em profundidade no córtex capilar, atuando de dentro para fora.
• Com propriedades emolientes, retém a água e os nutrientes na estrutura do cabelo.
• Fecha as cutículas, combate a porosidade e recupera a vitalidade capilar.
• É ideal para o cabelo seco, sendo especialmente indicado para quem passou por processos químicos, como descoloração.
Fórmula mágica
Quando combinado com outros ingredientes, como o aloé vera ou ácido hialurónico, o bambu hidrata a fibra capilar e ajuda a acalmar a sensibilidade e irritação do couro cabeludo.