Base de maquilhagem: como aplicar e qual é a melhor para o seu tipo de pele
A base de maquilhagem é um produto indispensável em qualquer maquilhagem. Não só acentua a nossa beleza exterior como nos dá mais confiança, escondendo pequenas imperfeições.
Fond de teint, em francês; foundation, em inglês; base, em português. Este é o produto de maquilhagem que outros não conseguem igualar.
“As alternativas, como por exemplo o BB Cream, infelizmente não conseguem oferecer a duração e cobertura que uma base oferece”, confirma a makeup artist Liliana Ribeiro.
Afinal, esconde eficazmente as imperfeições, uniformiza a tez e deixa a pele luminosa como nenhum outro.
Hoje em dia, existem nas mais variadas texturas − fluídas, em creme, stick ou pó – e com ingredientes pensados, por exemplo, para combater os sinais do envelhecimento ou deixá-la protegida dos raios ultravioleta.
Tudo isso abre infinitamente o leque de escolhas, o que pode pode dificultá-la. É por isso que lhe mostramos tudo o que precisa de saber sobre este produto, de modo a que consiga tomar uma decisão consciente e informada antes de o aplicar.
Dedos, pincel ou esponja?
O primeiro aspeto a ter em conta é a frequência com que se maquilha: se diariamente, por motivos profissionais, ou esporadicamente, para uma festa ou jantar.
No primeiro caso, se não estiver disposta a acordar meia hora mais cedo, os dedos são uma solução rápida e eficaz. “Se a ideia é uma cobertura invisível, podem ser a melhor opção”, acrescenta Liliana Ribeiro.
Esta opção será também a mais adequada para quem tem a pele muito sensível ou com tendência acneica, uma vez que os outros instrumentos vão acumulando bactérias se não forem regular e adequadamente lavados.
Já no segundo cenário, tanto o pincel como a esponja oferecem um resultado mais homogéneo e profissional. É importante, porém, saber como escolher o pincel que melhor se adequa ao seu tipo de pele e estilo de vida.
Qualquer que seja a sua escolha, aplique a base de maquilhagem sempre do centro do rosto para fora, para disfarçar melhor as imperfeições e uniformizar a tez.
O acabamento
“A forma como aplicamos a base depende da textura e de como queremos o resultado final”, explica a profissional.
Deste modo, se o objetivo é “cobrir imperfeições, a esponja ajuda bastante”. Já o pincel é “ideal para quem procura um acabamento profissional”.
Antes e depois
Os discos de algodão (preferencialmente, reutilizáveis) e a água micelar também fazem parte dos indispensáveis da rotina de beleza. E não se tornam menos fundamentais quando falamos de maquilhagem. “É muito importante para manter a pele saudável”, frisa a makeup artist.
Contudo, no inverno, pode ser insuficiente, pois o frio e os ambientes aquecidos com ar condicionado deixam a pele mais seca.
A especialista recomenda que as pessoas com pele seca ou muito seca usem um creme desmaquilhante e evitem “a lavagem regular do rosto com água”.
Se a sua pele for sensível ou atópica, Liliana Ribeiro aconselha a “nunca usar desmaquilhantes com álcool ou ácidos”. Prefira produtos à base de água termal, pois possuem qualidades calmantes.