Beauty check. Testámos 5 champôs sólidos durante um mês
Será ou não eficaz? Limpa profundamente o couro cabeludo e os fios capilares? E quanto ao aroma, perdura? Eram várias a perguntas que pairavam no ar quanto à utilização de champô sólido para lavar o cabelo. Foi então que decidimos experimentá-lo pela primeira vez e dar um veredicto.
*Todos os meses, a redação do site da Saber Viver fará um beauty check, ou seja, vai testar produtos de beleza durante um mês e deixar o seu veredicto. Se quiser ver alguma categoria específica a ser posta à prova, envie-nos a sua sugestão.
Nas bocas do mundo, o champô sólido foi até agora uma espécie de mito para a Saber Viver. Sabíamos da sua existência, já nos tínhamos cruzado com um ou outro nas prateleiras de um qualquer supermercado com produtos biológicos, e até já tínhamos ouvido histórias de amigas que não queriam outra coisa, mas nunca lhes tínhamos dado uma oportunidade de provar que merecem um lugar de destaque na nossa casa de banho. Eis que esse momento chegou.
Mais ecológicos e amigos do ambiente, os champôs sólido são conhecidos por durarem cerca de três vezes mais do que um frasco de champô líquido. Para além disso, são a escolha indicada para quem pretende encontrar alternativas ao plástico, presente na maior parte das embalagens.
Com aromas variados e um método de utilização semelhante ao de um sabonete de mãos ou corpo, são ainda fáceis de transportar e ocupam pouco espaço no necessaire. Precisa de mais algum algum argumento?
Com o objetivo de descobrir a eficácia do champô sólido em termos de lavagem dos fios capilares e couro cabelos, a Saber Viver atribuiu uma nota a cada produto com base na experiência pessoal de cada membro da equipa.
A nossa avaliação – tanto a nota que demos ao produto como a relação qualidade/preço – foi feita de 0 a 5.
Nota: 4 Eficácia: surpreendeu-me pela positiva pois cumpriu eficazmente o seu propósito: o cabelo ficou visivelmente lavado e brilhante. Relação qualidade/preço: 3 Ponto positivo: fácil de usar, o aroma não é muito intenso, o que neste caso é um ponto positivo para mim. Outra vantagem é ser feito a partir de ingredientes biológicos e de origem natural. Ponto menos positivo: vem numa embalagem de plástico. Uma vez que o meu cabelo é encaracolado, é impossível não usar condicionador e/ou máscara, para desfazer os nós causados pela lavagem.
Nota: 3,5 Eficácia: sendo o meu cabelo oleoso, não é fácil conseguir que um champô lave eficazmente a raiz. Senti, sem dúvida, que o Flyway Hair da Lush deixou o cabelo limpo. Porém, não achei que a sensação perdurasse durante muito tempo. Relação qualidade/preço: 3 Ponto positivo: foi muito fácil de usar. Bastou passar a barra de champô algumas vezes pelo cabelo para fazer muita espuma. Ponto menos positivo: a meio do dia seguinte, após a lavagem, já sentia o meu cabelo oleoso.
Nota: 5 Eficácia: a sensação de limpeza sente-se logo enquanto se está a lavar o cabelo. Embora pareça que vá ficar áspero, o resultado final é um cabelo limpo e sedoso. Relação qualidade/preço: 5 Ponto Positivo: composto por cânhamo e azeite, este champô é realmente hidratante e deixa o cabelo muito brilhante. Ponto menos positivo: não tem qualquer aroma.
Nota: 4,5 Eficácia: o cabelo ficou suave, apesar de, durante a lavagem, sentir tanto as mãos como o cabelo ásperos (sensação semelhante à do sabonete). Relação qualidade/preço: 5 Ponto Positivo: a embalagem é amiga do ambiente, em cartão reciclável e sem plástico; vem com champô e condicionador que também pode ser usado no corpo; faz espuma na quantidade certa e tem o tamanho ideal para viajar. Ponto menos positivo: não adorei o aroma a citrinos.
Nota: 4 Eficácia: o cabelo ficou realmente bem lavado e com um brilho bonito. Talvez por ser hidratante, deixou uma sensação confortável no couro cabeludo. Relação qualidade/preço: 3,5 Ponto Positivo: é 100% vegan, natural e artesanal, e tem um cheiro muito agradável a lavado. Ponto menos positivo: o meu cabelo é bastante frisado, grosso e difícil de pentear, por isso tive de usar máscara ou condicionador após as utilizações.