Beauty check: as novidades de beleza que experimentámos em junho
A redação da Saber Viver continua a percorrer o universo da cosmética à procura do melhor para o rosto, cabelo e corpo. Mostramos-lhe tudo o que experimentámos durante o último mês.
*Todos os meses, a Saber Viver fará um beauty check, ou seja, vai testar produtos de beleza durante um mês e dará o seu veredicto. Se quiser ver algum produto específico ser posta à prova, envie-nos a sua sugestão.
O verão já começou! É verdade, e com ele novos produtos perfeitos para enfrentar a estação quente chegam-nos à redação. Desde um creme hidratante minimalista a um poderoso after sun, experimentámos alguns produtos já a pensar nas férias.
Para além disso, incluímos ainda um serviço de diagnóstico e tratamento capilar, um autobronzeador e vários produtos de maquilhagem entre muitos outros.
Veja a review de cada produto que a equipa Saber Viver experimentou em junho e comece já a fazer a sua lista de compras.
Curiosa? Espreite os nossos veredictos.
Os produtos que testámos no último mês
Voltei de férias no início do mês de junho e, depois de uma semana de descanso ao sol, a minha pele estava dourada, luminosa e já com o desejado glow de verão. Contudo, após o meu regresso as temperaturas desceram consideravelmente (com direto a chuva e tudo), o que não meu deu grande hipótese de manter o tom de pele que tinha conseguido nas férias apenas com idas à praia ao fim de semana. Assim, experimentei o autobronzeador hidratante Photoderm da Bioderma, que prometia um bronzeado progressivo, uniforme e natural. O veredicto? Promete e cumpre, e ainda deixa a pele hidratada. O que mais gostei no produto, para além do seu aroma e eficácia visível, foi a sensação de toque seco instantâneo e luminosidade que confere à tez. Quanto à sua aplicação, se por um lado o facto de ser em spray torna o processo mais fácil, por outro senti que estava deixava o produto por todo o lado, para além do meu corpo. Como o objetivo era manter o bronzeado, utilizei uma a duas vezes por semana.
Especialmente no verão, estação em que o cabelo está mais exposto ao sol e sal, a necessidade de fazer um tratamento capilar aumenta. Assim, foi na clínica Adore, em Lisboa, que realizei o diagnóstico capilar Lazartigue, seguido do tratamento.
A experiência começou por perceber junto dos especialistas qual a minha rotina capilar (desde quantas vezes por semana costumo lavar ou aplicar máscara até às condições atuais dos fios capilares). De seguida, é então feito o diagnóstico com a ajuda de uma máquina de ampliação que permite ver o couro cabeludo folículo a folículo. Durante este processo, o especialista vai explicando o estado do couro cabeludo – isto é, se é um cabelo saudável e em crescimento ou, em contrapartida, se existe queda de cabelo; se é um caso de dermatite atópica ou apenas stresse, entre outros fatores a ter em conta durante a avaliação. No meu caso, descobri que tenho zonas mais sensíveis atrás das orelhas e na nuca devido à transpiração e, por isso, alguma descamação de pele. Mas, no geral, o meu cabelo é forte, saudável e continua em crescimento. Feito o diagnóstico, passámos então ao tratamento, onde foram utilizados os produtos adequados às minhas necessidades e ao meu tipo de cabelo.
Como tenho algumas madeixas e o cabelo encaracolado, a rotina capilar que me foi proposta incluía: um gel de massagem purificante que atua como esfoliante, o Pré Champô Exfoliante, para limpar e purificar em profundidade o couro cabeludo; o Champô Calm, da gama suavizante, indicado para um couro cabeludo sensível; para hidratar e nutrir em profundidade o cabelo seco, o Condicionador Nourish, que é rico em manteiga de karité e de babaçu; a Máscara Repair, para aplicar uma vez por semana e, no fim de cada lavagem, utilizar como leave in; e ainda o produto estrela da marca, o óleo seco nutritivo Huives des Rêves, que repara em profundidade e deixa um brilho intenso no cabelo (também pode ser aplicado nas cutículas, por exemplo). Este último pode ser usado nas pontas ou como máscara intensa de reparação, se deixado no cabelo de um dia para o outro. Como? Aplica à noite, antes de dormir, e lava o cabelo pela manhã para retirar o produto. No fim do tratamento, o cabelo é lavado e penteado ao seu gosto.
Para além de uma experiência de bem-estar no salão, percebi qual a rotina capilar ideal para adotar em casa. Até porque, tal como existe o cuidado de adequar os produtos que aplicamos no rosto ao nosso tipo de pele, o mesmo deve acontecer com os produtos de cabelo. Cada cabeça, sua sentença.
Numa tentativa de adotar uma rotina de beleza minimalista, este mês experimentei o novo Tolérance Hydra-10 da Avène, um creme hidratante formulado com apenas dez ingredientes, de origem natural biomiméticos e absorvíveis pela pele, que preserva o equilíbrio natural do microbioma da pele. Talvez por isso, a sua aplicação é simples e a fórmula confortável e nutritiva, isto sem deixar a tez gordurosa. Foi uma agradável surpresa numa estação em que prefiro sempre reduzir na quantidade de produtos que aplico no rosto.
A embalagem tem ainda uma particularidade que não posso deixar de mencionar: a aplicação é feita a partir de uma bomba anti-contaminação, que protege a fórmula sem conservantes nem perfume. De alta tolerância para pele seca a muito seca e desidratada, apliquei-o todos os dias, de manhã e à noite, no rosto e pescoço.
Não sou uma pessoa que usa muita maquilhagem e, por causa da pandemia, deixei de usar base totalmente. No entanto, de vez em quando sinto necessidade de usar algum produto com cobertura leve, mas que disfarce algumas imperfeições da pele. Desde que a Hermès se aventurou no mundo da beleza tenho vindo a ser surpreendida regularmente pela qualidade dos produtos, fórmulas e texturas e, neste momento, o meu novo must-have é o Bálsamo aperfeiçoador da pele Plein Air. O produto está entre uma base e um bb cream, tem uma textura leve que deixa a minha pele respirar e o acabamento perfeito para um efeito natural. A grande vantagem deste produto é a sua fórmula com ácido hialurónico, que hidrata e também protege o rosto das agressões externas. Além do acabamento natural, também gostei do aspeto luminoso que confere ao rosto.
Junho é sinónimo de férias e, no meu caso, muitos dias na praia. Apesar de nunca abdicar do protetor solar e não me lembrar da última vez que apanhei um escaldão, sinto sempre necessidade de usar um produto para cuidar da pele depois da exposição solar. Não é segredo que sou fã dos produtos Lierac, porém, o Bálsamo reparador Sunissime é um dos meus favoritos. O aroma deste after sun facial é um dos seus pontos fortes, mas a textura fresca em gel também, principalmente porque é capaz de diminuir a temperatura da pele graças a uma tecnologia única.
Além de sentir que ajuda a prolongar o bronzeado, a sua fórmula repara os danos do fotoenvelhecimento, como as rugas ou a perda de firmeza. Porém, mais do que tudo isto, senti a pele extremamente nutrida e hidratada, algo que costuma ser difícil ao longo da estação quente.
A minha entrada oficial no verão significou, infelizmente, graves queimaduras solares. Contudo, foi graças ao novo after sun da Solare que consegui aliviar as dores intensas e acalmar a pele. O creme deixou-me uma sensação de frescura durante imenso tempo, possivelmente devido ao cheiro forte a menta. Apliquei o creme no corpo todos os dias após o banho, reforçando a aplicação ao longo do dia nas zonas mais queimadas.
Este mês experimentei três produtos de maquilhagem diferentes, mas todos eles da Artdeco. Simples e eficaz são as palavras que descrevem o meu processo de maquilhagem. Tendo uma tez muito pálida, utilizar o produto certo faz sempre diferença no meu rosto. Assim, apesar de não aplicar em exagero, o tom do Blush Couture Beauty of Tradition fazia-se notar facilmente e deixava-me as bochechas e cana do nariz rosados.
Como costumo ter os lábios muito secos, tento evitar os batons. Contudo, com o Perfect Color Lipstick, no tom 883, o toque aveludado permaneceu, tanto que às vezes me esquecia que estava, efetivamente, a usá-lo.
Por fim, experimentei uma máscara de pestanas. Apesar de não ser tarefa fácil encontrar uma que se adeque ao nosso gosto, a Lenght & Volume Mascara foi fácil de utilizar todos os dias. Tem uma escova com uma curvatura capaz de deixar as pestanas bem separadas e longas e, para além disso, aplicava de manhã sem me preocupar com a possibilidade de borratar ou perder o efeito inicial.