*Todos os meses, a Saber Viver fará um beauty check, ou seja, vai testar produtos de beleza durante um mês e dará o seu veredicto. Se quiser ver algum produto específico ser posta à prova, envie-nos a sua sugestão.
Num mês marcado pelo regresso às rotinas, em que deixámos para trás o período de férias, os cremes e os cuidados capilares e de rosto ganham protagonismo. É altura de cuidarmos da pele, exposta ao sol durante dias a fio, e do cabelo, quebradiço, seco e espigado devido ao excesso de sal e cloro. Mas é também altura de ousar um bocadinho na maquilhagem.
Como tem vindo a ser habitual, a equipa da Saber Viver experimentou algumas das novidades que acabaram de chegar à prateleiras das suas lojas preferidas. Entre um creme de pés, um batom mate, uma linha para cabelo ondulado e um champô sólido, saiba o que temos a dizer sobre os mais recentes lançamentos.
Curiosa com os resultados? Descubra tudo.
Os produtos que testámos no último mês
Setembro anuncia a mudança de temperatura, e é por isso a altura certa para escolher os seus aliados para recuperar, hidratar e tratar os vários problemas da pele e cabelo que se fazem sentir após a estação quente.
Para tratar o cabelo seco e danificado, uma vez que, para mim, este verão foi generoso em termos de férias, usei o Sublime Curl da René Furterer, um creme que não só ativa os caracóis, como nutre a fundo os fios capilares. O meu cabelo ficou visivelmente mais saudável, brilhante e, a cereja no topo do bolo, cheiroso, uma vez que este produto tem um aroma delicioso.
Como o calor em excesso é também um dos fatores responsáveis pela desidratação e secura dos lábios, o Bálsamo Labial Hidratante da Suavina com FPS15 foi uma aliado à altura. Com o óleo de girassol como protagonista dos seus componentes, este bálsamo ajudou-me a manter os lábios macios após longos períodos de exposição solar, seguidos de noites frias e ventosas, que geralmente têm consequências devastadoras para os lábios. É caso para dizer que usei e abusei deste produto, de manhã à noite.
Costumo dizer que tenho pés de princesa, porém, o verão é um inimigo incontestável da saúde dos meus pés. Se por um lado a frequente utilização de sandálias ajuda o pé a apanhar ar e reduz o aparecimento de calosidades, por outro, a elevada exposição ao calor e consequente transpiração, já para não falar das queimaduras constantes no areal da praia, deixam-me os pés uma desgraça. Posto isto, sim, sou obcecada por cremes e máscaras para os pés. Assim, para os cuidar e hidratar, este mês não larguei o Creme de Pés da Mirebotica, um creme reparador que, graças a ingredientes como o óleo de abacate e ureia, hidrata em profundidade os pés secos e gretados.
Logo após uns dias de utilização, a pele dos meus pés estava mais elástica e suave. Para além disso, contrariamente a outros cremes de pés que já experimentei, este tem um cheirinho bastante agradável a chá verde.
Esta foi a minha primeira vez a experimentar um champô sólido e estou completamente rendida. Ideal para todos os tipos de cabelo, este champô sólido da Lazartigue não só deixou as minhas madeixas com um aspeto brilhante e saudável, como perfumou toda a minha casa. As notas de alperce e chá foram as primeiras a conquistar-me, mas a suavidade do cabelo depois do banho acabou por ganhar. Não é necessário lavar duas vezes o cabelo em cada banho, visto que após a primeira utilização do champô o cabelo fica visivelmente mais limpo e purificado.
Este não só respeita o couro cabeludo, como é vegan, tem uma fórmula composta por 93% de ingredientes de origem natural (sem sulfatos e silicones) e é biodegradável. Pode ser usado diariamente ou 2 a 3 vezes por semana. Basta humedecer o bloco sólido, esfregá-lo nas mãos e depositar a espuma no couro cabelo, massajar bem e passar por água.
Sou apaixonada por eyeliner, é verdade, mas este mês escolhi aventurar-me pelas sombras. Experimentei as Cooling da Makeup-up Factory, sombras em creme que estão disponíveis em seis tons. Vêm em formato de stick, o que facilita muito a aplicação. Não necessitei de as fixar com sombra em pó, o que é ótimo, e mesmo assim duraram o dia todo. São ideais para as manhãs apressadas e para dar um toque de cor a qualquer look de maquilhagem.
Sempre gostei de batons com acabamento mate, por isso este mês experimentei um dos novos Rouge Dior Forever (disponíveis em 28 tons). Este é o primeiro batom à prova de transferência da marca, o que me cativou ainda mais, pois gosto de comer e beber sem preocupações. A melhor parte? Usei durante um dia inteiro e percebi que não seca os lábios nem precisa de retoques. Não o tiro mais da carteira!
Dica: Se, como eu, prefere usar tons um pouco mais intensos, aplique um lápis de lábios antes do batom. Vai notar a diferença.
Se há algo que gosto de testar no universo da beleza são produtos capilares, principalmente gamas indicadas para cabelo ondulado. Em setembro, usei a nova linha Curl Expression, da L’Oréal Professionnel, e fiquei bastante satisfeita com os resultados. As fórmulas são leves, ajudam a manter a nutrição e hidratação dos fios e o seu aroma é bastante agradável.
No entanto, existem dois produtos que se destacaram: a mousse em creme e o spray acelerador de secagem. Desde adolescente que nunca gostei de utilizar mousse para definir a ondulação, principalmente porque sentia que desidratava o cabelo e deixava-o com um aspeto rígido. Porém, este produto quebra todos os estereótipos associados a este tipo de fórmula. Depois de colocada na mão, a mousse adquire-se uma textura em creme e atua como um leave-in que nutre e define as ondas. Já o spray de secagem, é um produto revolucionário numa rotina de caracóis, principalmente porque acelera este processo, enquanto protege contra o calor e o reduz o frisado.
Cuidar da pele do pescoço tem vindo a tornar-se uma ligeira obsessão. Dou por mim a olhar constantemente para esta zona e a procurar soluções que combatam a flacidez que se instala lentamente. O mais recente aliado tem sido o creme para pescoço, decote e busto, da Eisenberg.
Além de fina, a sua textura é bastante leve e fácil de espalhar, permitindo chegar a todas as zonas para as quais é indicado. Apesar de ainda não ter completado um mês de utilização, estou bastante satisfeita com os resultados e noto uma maior firmeza e hidratação nesta área. O único aspeto negativo, na minha opinião, é o aroma da fórmula que pode ser demasiado intenso para algumas consumidoras.
Setembro foi um mês preenchido com bastantes eventos sociais, o regresso à rotina e uma agenda bastante mais exigente. Por esse motivo, nem sempre é possível perder muito tempo a lavar o cabelo. Para estender os dias de lavagem, optei por testar o novo champô seco da Davines.
Além de ajudar a absorver a oleosidade do cabelo e as suas impurezas, o produto não deixa resíduos e mantem o brilho natural dos fios. Pode ser usado por qualquer textura, no entanto, diria que é especialmente indicado para tem cabelo fino e liso, visto que dá um pouco de volume nas raízes.