#BeautyCall. Rosa para a primavera, o tom da estação
Com a mudança de estação, trocamos de peças de roupa, cosméticos e perfumes, mas podemos também adaptar os visuais de maquilhagem. Aprenda a usar o rosa, a cor que caracteriza esta altura de recomeços.
*Se é inspiração que procura, está no sítio certo. Na rubrica #BeautyCall desvendamos as últimas tendências do universo de beleza.
A primavera traz consigo otimismo e liberdade e muitas são as mulheres que gostam de agarrar em cores mais vibrantes do que o normal, como o rosa ou fúcsia, para celebrar esse momento.
“Maquilhagem com regras não é divertida. Hoje em dia, já vivemos suficientemente inibidos de muita liberdade, para quê inibirmo-nos de um material que nos permite criar personagens, melhora a autoestima e a confiança? Olho para a maquilhagem como um espaço sem regras”, garante Du, o jovem maquilhador e diretor criativo da Darte Cosméticos.
Ainda assim, para quem está pouco confortável a navegar neste universo mais romântico, existem pequenos truques que pode adotar para explorar este tom.
Toques de rosa
Usar esta tonalidade pode ser difícil para algumas pessoas, isto porque nem todas as suas variantes resultam em todos os tons de pele ou cor de olhos.
Segundo Du, “em tons de pele mais escuros, gosto muito de usar rosa lavanda num blush e, em pele mais clara, o rosa pastel. Estas duas tonalidades são as aliadas perfeitas para um visual pós-ginásio, dão um ar saudável e fresco ao rosto. Relativamente à maquilhagem para os olhos, adoro ver rosa-choque em tons de pele escuros”.
Já no caso dos visuais monocromáticos, cada vez mais comuns, deve ter em conta a intensidade do tom.
Para o maquilhador, pode até “usar rosa-choque nas maçãs do rosto e este ter uma leitura subtil; o segredo está no controlo da textura através do acessório que usar, seja ele um pincel, uma esponja ou até os dedos. No caso do pincel, é importante distribuir bem o produto pela superfície das cerdas. Tenho o hábito de passar o pincel pela palma da mão para o produto estar bem distribuído e retirar o excesso; desta forma, não ficamos com marcas de pigmento no rosto”.
Deve ainda ter em conta o papel que as texturas desempenham num visual rosa, isto porque combinar diferentes acabamentos pode criar um visual mais chamativo e arrojado.
“O uso de diferentes texturas em cada área do rosto cria excesso de informação e, para uma leitura mais subtil, é fundamental criar harmonia entre os acabamentos usados. Visuais com produtos mate garantem resultados sem brilho, opacos e com mais impactantes. Já as texturas em creme são perfeitas para visuais elegantes. Os acabamentos glossy são ideais para quem tem coragem de se aventurar porque, apesar dos resultados incríveis que estas texturas oferecem, são difíceis de trabalhar e executar”, garante o maquilhador.
Seja qual for o seu tom de rosa preferido, divirta-se a experimentar diferentes combinações e celebre a chegada da nova estação.
Os visuais de maquilhagem para a primavera querem-se em rosa
Romântico vs. dramático
“Teremos todos visões diferentes do que será um visual romântico e um dramático. No entanto, para o primeiro, apostava num blush rosa ou lavanda, aplicado nas maçãs do rosto desde o meio do olho até à têmpora. De seguida, bastante máscara de pestanas, brilho nos lábios, um pouco de corretor e sobrancelhas bem escovadas”, explica o maquilhador.
“Já para o visual dramático, imagino mil hipóteses, porém não seria eu se não aconselhasse diversão com linhas gráficas. Parece-me ser o momento ideal para explorar o infinito mundo dos eyeliners e criar um eyeliner com dupla ponta”, sugere Du.
On wednesdays we wear pink
Mais ou menos arrojados, os visuais de maquilhagem para a primavera querem-se em rosa. Deixe-se contagiar!