#Afinal, beber água é suficiente para manter a pele hidratada?
A pergunta que realmente importa a todas as que preferem passar diretamente do sofá para a cama, sem passagem junto à estante dos cosméticos.
*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Dizem-nos para beber litros e litros de água (ok, são só 1,5 a 2 litros), ao longo do dia, e, com toda essa quantidade, esperamos que a nossa pele fique resplandecente. Mas será suficiente para que o corpo e rosto fiquem suaves como o rabinho de um bebé e brilhantes como um diamante?
Joana Marto, professora auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e Ana Cristina Matos, training manager do Laboratório EDOL, Produtos Farmacêuticos S.A, respondem à questão.
Beber água é suficiente para manter a pele hidratada?
“Beber muita água é essencial à boa saúde do organismo na medida em que é fundamental para o bom funcionamento de todos os órgãos e, como tal, também para a saúde da pele”, começam por explicar.
Porém, “beber muita água não é suficiente para manter a pele hidratada”, determinam, acrescentando: “É fundamental manter a boa condição da epiderme”.
Considerando que a pele está bem hidratada quando “se mostra saudável, macia, brilhante, maleável e sem a sensação de fricção quando contacta ou com o próprio corpo ou com as peças de vestuário”, é necessário ir além do simples ato de beber líquidos.
Ambas esclarecem que, para garantir que o rosto e corpo ficam assim, precisamos de tirar da estante cremes hidratantes que tenham na sua composição com ingredientes específicos. São eles:
• “ingredientes que sejam humectantes (exemplo: glicerina), para atraírem às camadas superficiais da pele a água fundamental ao adequado teor de água transepidérmico
• “outros que sejam oclusivos (exemplo: vaselina), para manter esse teor de água o maior tempo possível na epiderme
• “e ainda outros que sejam emolientes (exemplos: óleos e manteigas vegetais como óleo de abacate, óleo de argão, manteiga de karité) para suavizar a pele.
Resumindo: #Afinal, não, não é suficiente beber apenas água para manter a pele hidratada. É preciso mais do que isso: um creme hidratante com ingredientes humectantes, oclusivos e emolientes.