Sabia que a exposição excessiva ao sol e ausência de proteção solar, podem causar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, em casos mais graves, até mesmo cancro de pele?
De acordo com estudos recentes, a exposição solar é um dos principais fatores de risco para o cancro de pele, no entanto, muitas pessoas ainda não levam tão a sério os perigos do sol e não usam protetor solar com a frequência que deviam.
É por isso que é importante estar ciente dos perigos e tomar medidas preventivas para proteger a sua pele e a da sua família.
Os perigos da exposição solar
A exposição solar sem proteção adequada pode levar a vários problemas de saúde, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce, manchas e cancro.
De acordo com o recente estudo Prevention of Melanoma: A Consensus Statement From the International Melanoma Working Group publicado, em 2019, pela revista JAMA Dermatology, 80% dos casos de cancro de pele podem ser prevenidos com a proteção solar adequada.
Mas a pergunta fundamental que se coloca é: estas mensagens são ouvidas, são respeitadas?
Segundo o projeto SAFE (Sunscreen Assessment Family Experience)1 , os fatores de proteção solar não estão ainda perfeitamente compreendidos. A implementação deste projeto ambiciona partilhar com o maior número de pessoas os dados que permitem responder a essa importante pergunta.
Assim, há várias décadas que as autoridades de saúde realizam anualmente campanhas de sensibilização sobre a proteção solar, repetindo-se sempre as mesmas mensagens.
Descrever de forma factual e sem julgamento, o que não foi compreendido e o que não é respeitado, para alertar melhor e direcionar mais eficazmente as mensagens de prevenção. Não podemos esquecer que a exposição à radiação solar ultravioleta (UV) é o principal fator evitável do cancro de pele, cuja incidência está a aumentar em todo o mundo. Portanto, o cumprimento destas recomendações pode salvar vidas.
Menos de um em cada quatro adultos (24,9%) sabe que um produto de proteção solar com um fator de proteção de 30 não oferece uma proteção contra o envelhecimento precoce duas vez maior do que a de um produto com um fator de proteção de 15.
Com o projeto “SAFE”, aprendemos também que a exposição solar cumulativa e as queimaduras solares na infância são as principais causas da maioria dos cancros de pele3 , até porque entre 50% e 80% da exposição cumulativa ocorre durante a primeira infância3.
Além disso, a exposição solar também tem um impacto negativo no meio ambiente. Produtos químicos presentes em protetores solares podem causar danos irreversíveis aos recifes de coral e aos oceanos.
Cuidados com as crianças
Crianças têm pele mais sensível do que os adultos e, por isso, precisam de cuidados extra para se protegerem do sol.
É recomendado que crianças com menos de 6 meses evitem a exposição direta ao sol e usem roupas e chapéus para se proteger.
Para crianças acima de 6 meses, é importante aplicar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 50+, reaplicando-o a cada duas horas, ou após nadar ou transpirar.
Para além disso lembrar sempre de evitar a exposição solar entre as 11 e as 17 horas.
A solução: proteção solar para toda a família
Felizmente, há soluções para proteger a sua pele, enquanto respeita o meio ambiente. A Eau Thermale Avène oferece uma ampla gama de produtos de proteção solar, com filtros de ultralargo espetro. Com a sua mais recente inovação TriAsorBTM, o 1º filtro solar Pierre Fabre que protege da luz azul para além dos UV.
Os favoritos
O Reflexe Solaire SPF 50+ proteje a pele da radiação UVB, UVA e luz azul.
A sua fórmula é enriquecida com Água Termal d’Avène, que ajuda a acalmar a pele e reduzir a sensação de queimadura causada pela exposição solar.
Além disso, sua textura leve e fluida é absorvida pela pele em 3 segundos**, é ultrarresistente à água e é adaptado à pele mais vulnerável, podendo ser utilizado por bebés a partir dos 6 meses, crianças e grávidas.
Intense Protect SPF50+, com uma fórmula suave e não oleosa, uma textura leve e de rápida absorção, é ideal para o uso diário, seja em casa ou na praia.
Por fim, o Pós-solar Leite Reparador é ideal para quem deseja cuidar da pele após a exposição solar.
A sua fórmula contém ingredientes hidratantes e nutritivos, como Água Termal d’Avène, manteiga de karité e óleo de jojoba, que permite acalmar de forma intensa e imediata.
O resultado é uma sensação de frescura imediata e uma pele macia, suave e revitalizada.
Com esses cuidados simples e eficazes, toda a família pode desfrutar do sol sem se preocupar com os danos do sol na sua pele ou no meio ambiente.
Invista em cuidados de proteção solar adequados para garantir a saúde da sua pele e do planeta.