Criada em Nova Iorque, em 1886, por David H. McConnell, a Avon só recebeu este nome em 1939. Inicialmente fundada com o nome California Perfume Company, a marca tinha um modelo de negócio diferenciador para a época.
Em Portugal, surgiu em 1982 e, desde esse momento, a Avon tem vindo a crescer exponencialmente e foi responsável pelo sucesso de várias mulheres.
Flexibilidade, sucesso, oportunidades iguais e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são apenas algumas das caraterísticas e valores da marca que, além de serem atrativas para mulheres, também se apresentam como ideais modernos.
Se em décadas passadas o objetivo da mulher era estar em casa e cuidar da família, hoje esse tipo de pensamento está ultrapassado e em muito podemos agradecer à Avon.
Há mais de 135 anos que a marca dá poder às mulheres, quer seja através das vendas diretas, que permitem criar elos de ligação com outras pessoas, ou através das doações a instituições que beneficiam as mulheres e as ajudam a reconstruir a sua vida.

Futuro promissor
Desde a sua fundação até aos dias de hoje, a marca continua a acreditar na liberdade das mulheres e no seu poder para gerir a sua vida como quiser.
Dessa forma, existe uma flexibilidade para cada Revendedor Avon, gerir o seu horário e o seu negócio como quiser, permitindo-lhes crescer e ter as suas próprias equipas.
Em Portugal, Maimuna Seidi e Ana Órfão são exemplos disso, ambas começaram como revendedoras e hoje em dia trabalham como sales leaders.
Para Ana Órfão, a introdução à marca começou bastante nova, “estava ainda na escola, na época a tirar um curso profissional, tinha cerca de 18 anos. Gostava muito dos produtos Avon, comecei a usá-los e daí a tornar-me Revendedora foi uma questão de tempo: juntei o melhor de dois mundos, o dinheiro extra e o gosto pela marca”.
A trabalhar com a marca há cerca de 20 anos, Ana gere uma equipa com cerca de 600 pessoas, mas não é isso que a move.
“A Avon ajudou-me a atingir vários objetivos e sonhos, mas não é apenas isso. Desafia-me a ser uma melhor versão, a sair da caixa e a lutar por mim. Em termos de liderança a marca ajudou-me a manter a disciplina e a arranjar um método de trabalho, no sentido em que tenho de superar testes constantes para manter a liderança. Mais do que trabalho, a Avon tornou-se uma família”.

Para Maimuna Seidi, a história foi um pouco diferente. “Conheci a marca através do jornal Destak e fiquei interessada porque percebi que podia conhecer produtos de beleza, enquanto ganhava algum dinheiro. Mais tarde compreendi que, mais do que perfumes e cremes para uso próprio, podia ter um futuro verdadeiro com a marca e isso incentivou-me a ir mais longe, a trabalhar mais, a vender mais e a recrutar pessoas”.
A trabalhar com a Avon há uma década, Maimuna refere que “a Avon ajudou-me a passar mais tempo com a minha família, diminuiu a necessidade de fazer outros trabalhos, nomeadamente ao fim-de-semana e permitiu-me realizar alguns sonhos, como viajar e ajudar outras pessoas”.
Mais do que isso, a sales leader refere que “em termos de liderança ajudou-me a gerir melhor o meu tempo, melhorei a comunicação aprendi a organizar a minha equipa, a passar tempo com ela e a trabalharmos todos juntos”.
Com uma equipa onde gere mais de cem pessoas, Maimuna garante ainda que “a Avon valoriza e reconhece os seus trabalhadores e incentiva a procurar mais e fornece todos os materiais necessários para realizar o seu trabalho”.
Os produtos favoritos
Para cada uma das Revendedoras Avon existem produtos favoritos e se para a Ana recaem sobre os produtos diários, como “o regime de limpeza, os cremes, séruns, a máscara de pestanas, ou a base com proteção solar”, para Maimuna “é a fragrância Far Away, a loção de corpo, o creme de rosto e os esfoliantes faciais”.
Descubra os favoritos de cada uma na galeria.