Um terço das nossas vidas é vivido após o fim da idade fértil, que termina por volta dos 50 anos. E embora esta seja uma fase natural e inevitável para qualquer mulher, tanto a perimenopausa como a menopausa, não significa que seja fácil passar por todas estas mudanças que não são apenas físicas.
Afrontamentos, enxaquecas, náuseas, mudanças de humor, dificuldades em dormir e de concentração, aumento de peso, diminuição da líbido… podíamos continuar com a lista dos sintomas mais comuns que se manifestam durante a perimenopausa e continuam na menopausa, pois há mais. Uma pele mais fragilizada é um deles.
A pele também sente a menopausa
Os efeitos das mudanças hormonais também são visíveis ao nível do cabelo e da derme.
A diminuição de estrogénio no corpo, responsável pela produção de colagénio, ceramidas, ácido hialurónico e secreção sebácea, torna a pele mais fina e seca, com menos elasticidade e firmeza, contribuindo para um contorno facial menos definido e rugas mais acentuadas. A isto, acresce o aparecimento de manchas escuras e irritação cutânea, reações igualmente comuns.
A boa notícia é que há cada vez mais cosméticos feitos a pensar nas necessidades de uma pele madura, que prometem combater a perda de luminosidade, de vitalidade e de elasticidade características desta fase.
A menopausa assinala o fim do período fértil e é diagnosticada após 12 meses consecutivos sem menstruação. No entanto, é na perimenopausa que as mudanças hormonais começam, com a diminuição gradual da produção de progesterona, testosterona e estrogénio.
Uma rotina de beleza a pensar na menopausa
É certo que nos últimos tempos a indústria da cosmética tem-se debruçado com afinco na criação de produtos especialmente formulados para responder às preocupações das mulheres durante a menopausa.
A gama Neovadiol, dos Laboratórios Vichy, é o exemplo perfeito de como os anos de investigação dão, realmente, frutos. Os cientistas da marca francesa descobriram dois ingredientes-chave com uma capacidade incrível para travar os sinais visíveis do impacto hormonal da menopausa na pele. São eles:
• Proxylane: um dermoativo capaz de combater eficazmente as rugas e a flacidez, melhorando os níveis de lípidos e a tonicidade;
• Extrato de cássia: um ingrediente botânico que, em testes in-vitro, demonstrou abrandar o impacto do cortisol (conhecido como a hormona do stresse) na pele, ao mesmo tempo que protege os níveis de colagénio e de ácido hialurónico.