Rara é a pessoa satisfeita com o seu cabelo ou que não lhe aponta algum problema – ou é demasiado seco, ou está danificado pela exposição solar, ou é fraco, ou no, ou baço… Felizmente, já existe uma solução para todas estas situações: as fórmulas bond-building, e não há quem não benecie das suas propriedades, uma vez que fortalecem, suavizam e reparam qualquer tipo de dano capilar.
Do cabeleireiro para casa
Aquilo que começou por ser uma experiência exclusiva em salão, com o Olaplex a liderar o caminho – um tratamento que o nosso cabeleireiro nos suplicava para fazermos enquanto nos pintava o cabelo ou cortava as pontas –, depressa se tornou uma categoria própria de produtos capilares para aplicar em casa.
Dez anos após o lançamento, em 2014, a Olaplex continua firme e é, hoje, uma empresa que vale cerca de um milhão de milhões de dólares e que vendeu mais de 600.000 produtos nos últimos três anos. Ao que parece, os produtos bond-building são um grande negócio. Não é de admirar, por isso, que outras marcas se queiram aventurar na mesma categoria.
Ver esta publicação no Instagram
A K18, por exemplo, recém-chegada às lojas Sephora portuguesas, cresceu a um ritmo avassalador após o seu lançamento, em dezembro de 2020; a The Inkey List acrescentou um só produto de hair-bonding à sua gama, o PCA Bond Repair Hair Treatment, em janeiro de 2021; e a Redken lançou a Acidic Bonding Concentrate, uma gama de três passos, em fevereiro do mesmo ano.
Em 2023, foi a vez de a Davines entrar na corrida com o Instant Bonding Glow, um sérum de brilho extra com uma ação rápida, concebido para reforçar o cabelo louro. Estamos em 2024 e os lançamentos dentro desta categoria sucedem-se. Só pode ser um sinal para incluirmos um ou vários produtos na nossa rotina capilar.
Ver esta publicação no Instagram
O cabelo contém três tipos de ligações – de hidrogénio, iónicas e covalentes –, que conferem ao cabelo resistência, elasticidade e brilho
Ligações fortes
Mas o que é exatamente isto do bond-building? Imagine que um fio de cabelo é uma escada: os corrimões correspondem à longa cadeia de proteínas que constituem a haste do cabelo, já os degraus representam as ligações entre essas proteínas. Quando a escada é resistente, o cabelo é forte. Mais concretamente, o cabelo contém três tipos de ligações – de hidrogénio, iónicas e covalentes –, que conferem ao cabelo resistência, elasticidade e brilho.
Ao longo do tempo, gestos como o uso de ferramentas de calor, serviços de coloração e agressores ambientais como a poluição podem quebrar estas ligações, resultando num cabelo danificado e fraco, propenso a problemas como pontas espigadas e quebra.
Ao contrário das máscaras capilares normais, que na maioria das vezes só conferem hidratação, como uma espécie de solução paliativa, os tratamentos bond-building tentam chegar à raiz do problema, corrigindo estas ligações quebradas, penetrando na fibra capilar e trabalhando de dentro para fora para restaurar a integridade estrutural do cabelo.
Ricos em ingredientes ativos específicos, como aminoácidos e proteínas, estes tratamentos conectam e fortalecem as ligações dentro da estrutura proteica do cabelo para prevenir a quebra, melhorar a elasticidade e a força e torná-lo mais macio.
Estes produtos também costumam conter outros ingredientes, como agentes condicionadores tradicionalmente encontrados nas máscaras capilares, para nutrir e proteger ainda mais o cabelo. Depois de o córtex do cabelo ter sido tratado, suavizar e hidratar o exterior – a cutícula –, ajudará a criar uma camada de proteção e a reduzir danos futuros.
Embora todas tenhamos rotinas capilares diferentes, a maioria de nós experiencia algum nível de dano capilar e pode beneficiar de um tratamento bond-building. No entanto, é importante seguir as instruções de uso específicas do produto para garantir que não o usamos em excesso.
Inimigos a evitar
- Uso excessivo de calor;
- Descolorações e colorações repetidas;
- Penteados muito repuxados e que fazem muita tensão nos fios capilares;
- Tratamentos como os relaxantes e as permanentes também prejudicam estas ligações que, quando se quebram, fazem com que o cabelo perca elasticidade e brilho, ficando frágil e seco.
Os melhores produtos bond-building para cabelos danificados
No mundo do bond-building existem produtos para usar antes, durante e após a lavagem.