Uma borbulha surge, sem que nada fizéssemos para o merecer, no centro da nossa testa. O soutien torna-se, contrariamente aos restantes dias, no nosso melhor amigo, apoiando-nos (literalmente) quando mais precisamos. E uma vontade súbita de comer doces 24/7 cresce à velocidade da luz.
Os sinos começam a tocar na nossa mente: em breve, teremos de lidar com a menstruação. É tão certo quanto um mais um serem dois.
Porém, ainda que consigamos relacionar facilmente estes “sintomas” à aproximação do período, há outras associações não tão diretas. Falamos de quando as flutuações hormonais afetam também o cabelo.
Sim, quando sentimos que o couro cabeludo está mais oleoso que o habitual, é bastante provável que a causa seja essa.
O que leva o cabelo a ficar mais oleoso no período
Tal como acontece no nosso rosto, as flutuações hormonais são as grandes causadoras desta dose de oleosidade extra nos nossos fios. “A pele no nosso couro cabeludo e no rosto têm glândulas sebáceas”, recorda Helen Reavey, tricologista, em entrevista à Glamour.
“As flutuações hormonais podem ser a causa de um desequilíbrio dos óleos no couro cabeludo”, completa. Depois, “em conjunto com suor, sujidade e acumulação de produtos capilares, contribui para o cabelo oleoso”.
Claro que, como somos todos diferentes, os níveis de oleosidade são também eles diferentes. Serão superiores em alguns casos de pessoas que tomam a pílula contracetiva – as que contêm uma forma sintética de progesterona – ou quem sofre do síndrome do ovário policístico.
Como preveni-lo
Adicione um esfoliante
De modo a reequilibrar os níveis de sebo e oleosidade, faça uma esfoliação ao couro cabeludo. Ao mesmo tempo, irá contribuir para acalmar qualquer irritação ou comichão que sinta.
Sem sulfatos e sem silicone
Tendo em conta que os sulfatos retiram uma boa parte da hidratação, opte por champôs sem estes ingredientes. Escolha também produtos sem silicone para garantir que os seus fios não ficam com a aparência de oleosos.
Dupla lavagem
Enquanto que a primeira lavagem serve apenas para retirar a acumulação de produto no couro cabeludo, é preferível que volte a lavá-lo para realmente limpar bem o cabelo. Concentre os seus esforços no couro cabeludo e na parte de trás da cabeça, em vez de lavar todo o comprimento dos fios de ambas as vezes.