Se pudesse escolher o seu tipo de cabelo, qual escolheria? Liso? Encaracolado? Com ondas? Que o ser humano é insatisfeito por natureza, já sabemos. Mas porque é que nunca nos agrada o que vemos ao espelho?
No que diz respeito ao cabelo, este desempenha um papel crucial na nossa autoestima. Um estudo da Stanford Graduate School of Business Found, nos Estados Unidos da América, explica que a nossa autoestima está diretamente relacionada com o nosso desempenho a nível social ou profissional. Como o cliché nos diz, se acreditarmos em nós próprios, conseguimos chegar mais longe.
Tal como o estudo nos indicou, basta um bad hair day para sentirmos que não somos capazes de cumprir algo ou para nos sentirmos inferiores aos outros. Parece exagerado, mas em casos extremos, a autoestima desempenha um papel crucial na forma como gerimos a vida.
Cabelo ondulado: cuidado e rotina
“Sempre tive o cabelo ondulado, e claro que já passei por aquela fase em que invejei o cabelo liso das minhas amigas. É sempre assim, não é?”, diz-nos Ana Gomes, do blogue Ana Gomes Living e também dona de um cabelo comprido repleto de ondas. Quantas vezes já desejou ter o cabelo de outra pessoa?
Os cabelos lisos parecem estar (quase sempre) na lista de desejos das pessoas com cabelos com jeitos, ondulados, ou encaracolados. E, por isso, perguntámos a Ana Gomes, que assumiu o seu cabelo natural, para nos contar como costuma tratar do cabelo no dia a dia.
Ver esta publicação no Instagram
“Adoro cuidar do meu cabelo e há rituais que não dispenso”, garante a blogger. “Escovar o cabelo antes de cada lavagem e fazer uma hidratação com óleo também antes da lavagem”.
Além disto, há outros detalhes que não devem ficar esquecidos. “Adoro que o meu cabelo tenha volume e não faço nada para o controlar. Mas adoro improvisar com ganchos e penteados simples.”
Cuidados extra para um cabelo ondulado
• Utilize um creme de pentear para conseguir tirar os nós do cabelo e evitar quebrá-los ou danificá-los;
• Se o seu cabelo for seco, não dispense o uso de condicionador e de uma máscara, entre uma a duas vezes por semana;
• Depois do banho, enquanto o cabelo estiver húmido, passe um leave-in para ajudar a modelar as ondas e a acabar com o frizz;
• Nos dias em que não lavou o cabelo, pode molhá-lo e passar um creme ou um leave-in para definir as ondas;
• Se quiser ainda mais ondas, faça algumas tranças e durma com elas. No dia seguinte, retire os elásticos e um óleo para as pontas.