Em média, cada cabeleira é composta por 100 mil cabelos. Se pensarmos nisso, existem pelo menos cerca de 100 mil razões para cuidarmos do nosso cabelo todo o ano.
Independentemente da estação do ano, existem cuidados que são transversais e que a podem ajudar a conseguir ter um cabelo saudável ao longo dos 365 dias do ano. Ora veja.
Segredos para um cabelo saudável todo o ano
Escovar o cabelo
Pode parecer estranho por se tratar de um gesto tão básico, mas a verdade é que normalmente só o fazemos uma vez por dia, quando o ideal é escovar o cabelo de manhã e à noite.
Escovar ajuda a retirar o cabelo morto, aquele que perdemos naturalmente (entre 100 a 200 por dia) e a “limpar” as impurezas que “trazemos” do exterior.
Espaçar ao máximo as lavagens
Se é verdade que o devemos fazer todo o ano para não danificar o couro cabeludo, no inverno, devido à humidade natural, este espaçamento é ainda mais importante. O nosso couro cabeludo é como uma planta, e por isso precisa de tempo para respirar. O ideal é lavar de 48h em 48h.
Contudo, para quem tem que lavar diariamente ou dia sem dia não, basta aplicar uma vez o champô e pouca quantidade. Se permanecer a sensação de que não ficou bem lavado, resista, junte apenas um pouco de água e volte a massajar. Não é necessário colocar mais produto.
Para quem consegue lavar no máximo três vezes por semana, o ideal é que se aplique duas vezes o champô, mas sempre em pouca quantidade. A primeira lavagem serve para retirar todos os resíduos do couro cabeludo, enquanto que a segunda é mais eficaz no tratamento do mesmo, ao mesmo tempo que vai dar mais brilho ao cabelo.
Usar água morna no banho
Independentemente da estação do ano, opte por lavar o cabelo sempre com água morna.
A água quente seca o cabelo porque lhe retira a oleosidade natural e, por consequência, fica com menos brilho. Além disso, deixa o couro cabeludo mais sensível e menos saudável.
Privilegiar secagem ao natural
Caso use o secador, o ideal é colocá-lo a um palmo de distância e de preferência com ar frio. Muito importante: evitar o contacto frontal com a raiz.
Evitar tocar no cabelo
Tente ao máximo não tocar com as mãos nos seus fios capilares, principalmente se o cabelo for oleoso. O toque frequente vai intensificar a oleosidade.
Usar o cabelo solto
Pode não ser tão prático, mas os penteados tornam o cabelo mais fraco. Caso seja necessário, opte por apanhados ligeiros, uma vez que, para manter o cabelo saudável, não é aconselhável estar todo o dia com tranças ou rabo de cavalo.
Acessórios no cabelo? Só com o cabelo seco
Usar gorros e bonés apenas quando o couro cabeludo estiver bem seco e durante pouco tempo. O couro cabeludo precisa de respirar.
Além destes segredos mais práticos, existem outros que devem ser tidos em conta para ter um cabelo e couro cabeludo saudáveis todo o ano:
- Utilizar produtos sem sulfatos – podem descamar o couro cabeludo.
- Preferir produtos sem silicones – podem tornar o cabelo pesado e transmitir uma falsa sensação de cabelo liso e flexível. Os silicones têm também um impacto negativo no ambiente e na água, visto que levam centenas de anos a degradarem-se.