Como conseguir um cabelo saudável enquanto dorme (e os produtos mais indicados)
Sabemos que o sono é fundamental para a recuperação da pele, mas o modo como dormimos também influencia a qualidade da fibra capilar.
Para muitas mulheres, ir para a cama sem completar uma rotina de cuidados de rosto consistente, é impensável. Mas quando terá sido a última vez que dedicou a mesma atenção ao cabelo?
Sem os cuidados certos, a fibra pode enfraquecer ou até partir durante a noite e até o melhor styling feito por um especialista pode ficar arruinado. Enquanto dorme, o cabelo sofre com a fricção e pode ficar preso devido aos movimentos que fazemos enquanto descansamos.
Mas não é apenas o modo como dorme que pode impactar a qualidade fibra. Aquilo que usa para dormir, os produtos que aplica (ou não!) e até o gesto de atar o cabelo podem afetar as madeixas.
Porém, e por muito que se esforce para mudar este cenário, alterar a rotina de cuidados capilares não previne totalmente a queda de cabelo.
Infelizmente, a alopécia pode ter várias causas e depende de vários fatores. Logo, se sofre de uma queda excessiva, consulte um especialista que a ajude a diagnosticar o problema e aconselhe corretamente. Às vezes, basta tomar suplementação, outras pode ser necessário recorrer a um transplante capilar.
O segredo está na seda
Já existem diversos estudos que comprovam que as fronhas de seda ajudam a proteger a fibra. Isto porque este tipo de tecido permite que o cabelo deslize e se mexa naturalmente sem partir.
Tal como as fronhas de seda, os lenços ou turbantes feitos com o mesmo material podem ajudar com a absorção de oleosidade capilar. Porém, é preciso ter em conta que o cabelo não deve ser amarrado, mas sim embrulhado ou envolvido no lenço.
Apanhar o cabelo com elásticos irá fazer uma tensão desnecessária nas raízes e no couro cabeludo, que pode originar pontas espigadas e quebra.
No que respeita a escovar o cabelo antes de dormir, saiba que este gesto ajuda a prevenir que o cabelo crie nós ou agrave os que já existem – não se esqueça de começar a escovar de baixo para cima!
Talvez um dos piores erros que cometemos é ir para a cama com o cabelo molhado. Os fios encontram-se no seu estado mais frágil quando estão molhados, ficam mais elásticos e mais propensos a partir, principalmente enquanto dormimos.
Opte sempre por secar o cabelo antes de se deitar e escolha toalhas de microfibra, uma vez que ajudam a absorver a água mais rapidamente. Caso não seja possível dormir com o cabelo seco, deixe-o solto e não use elásticos ou fitas.
Turbantes ou almofadas com fronhas de seda protegem o cabelo enquanto dorme
Aliados poderosos
Enquanto mulheres, todas sabemos a importância de fazer máscaras capilares regularmente, mas nem sempre temos disponibilidade para perder 15 minutos num duche enquanto deixamos o produto atuar.
Aproveite o momento antes de se deitar para aplicar uma máscara e deixe-a funcionar enquanto dorme. Pode fazê-lo uma vez por semana, como tratamento nutritivo, para reparar e hidratar a fibra capilar.
Além das máscaras, pode usar um sérum noturno nos restantes dias. Atualmente, já existem diversas marcas com propostas específicas para aplicar antes de se deitar e que atuam durante o sono, de forma a condicionarem e repararem o cabelo seco.
Os tratamentos com óleo são excelentes para quem tem o cabelo extremamente seco, geralmente apresentam fórmulas ricas em vitamina E, óleo de argão ou minerais, que ajudam a nutrir e fortificar a fibra sem a deixar oleosa.
Sono de beleza
Séruns, máscaras e lenços de seda – descubra os produtos que vão ajudá-la a conseguir um cabelo saudável enquanto dorme.