Acordar e beber um café é, para muitos, o ato de despertar perfeito. E com toda a razão! A cafeína é um composto químico estimulante, naturalmente presente em várias plantas. Além disso, detém propriedades antioxidantes, anti-idade e calmantes para a pele.
Como se trata de uma metilxantina, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento, e tem capacidade de prevenir o cancro da pele – por um lado, por ser um flavonóide funciona como protetor solar, por outro, ajuda no processo de autodestruição das células da pele danificadas pelo sol ao bloquear a proteína ATR-Chk1.
Dentro dos antioxidantes mais aclamados nos cremes e produtos para a pele (vitaminas C e E, resveratrol, niacinamida), a cafeína é talvez o antioxidante mais vezes esquecido. Porém, apresenta um papel importante nos cuidados da pele do corpo.
A cafeína consegue diminuir a acumulação da gordura localizada, acelerar a sua destruição e melhorar a microcirculação diminuindo a inflamação. Como uma metilxantina que é, oferece efeitos lipolítico (consegue destruir a gordura através da inibição de fosfodiesterases e ativação da enzima triglicerídeo lipase) e anti-inflamatório com melhoria da microcirculação – ou seja, consegue melhorar a celulite.
A maior parte dos cremes para tratar a gordura localizada e a celulite são ricos em metilxantinas antioxidantes. Ambas as condições (gordura rebelde e celulite) ocorrem na zona do tecido celular subcutâneo. Portanto, a capacidade de entregar metilxantinas às regiões mais profundas da pele pode representar um desafio.
De todas as metilxantinas conhecidas (teofilina, teobromina, aminofilina), a cafeína a 1-2% é a mais segura, além de conseguir penetrar na pele e ser rapidamente absorvida, com uma ação rápida.
Uma solução inesperada
Posto isto, a minha sugestão é que, aliando estes factos às preocupações ambientais, se dê um novo uso às cápsulas de café, pois todos os dias temos acesso ao melhor produto para tratar gordura localizada e celulite. Basta abrir as cápsulas e extrair as borras de café.
Para o corpo, misture as borras de café com óleo de coco ou azeite e utilize-as como exfoliante corporal duas vezes por semana, massajando de forma circular e ascendente nas gordurinhas rebeldes e nas coxas.
Para potenciar o seu resultado, poderá realizar também a entrega de cafeína através de mesoterapia (ato médico de injeção no tecido celular subcutâneo), em associação com a centelha asiática (anti-inflamatório) e L-carnitina (outro lipolítico).
Num estudo recente, 62% das pessoas (21 num total de 34), notaram melhoria na celulite e uma diminuição média de 1,9 cm na circunferência da coxa (intervalo: 0,1–4,5 cm) após estes tratamentos.
Para complementar e reforçar a luta contra a celulite e a gordura localizada, podemos ainda recorrer a outros compostos que facilmente possuímos em casa. O chá verde, a pimenta-preta, as raspas de limão, o gengibre ralado e a canela em pó são alguns bons exemplos que, aliados à exfoliação com café, trarão excelentes resultados à pele.
Caso para dizer que, afinal, encontramos em casa muitas opções recicláveis para nos reciclarmos a nós mesmas.