Beleza

A sua pele não precisa de muito para ser saudável. Faça o quiz e descubra uma rotina simples e eficaz

Um rosto luminoso e sem rugas é o desejo de muitas mulheres e a realidade é que não precisa de muitos ingredientes, nem produtos, para o conseguir.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
A sua pele não precisa de muito para ser saudável. Faça o quiz e descubra uma rotina simples e eficaz A sua pele não precisa de muito para ser saudável. Faça o quiz e descubra uma rotina simples e eficaz
© Shutterstock
Em parceria com:
A sua pele não precisa de muito para ser saudável. Faça o quiz e descubra uma rotina simples e eficaz
Dez. 14, 2020

No que respeita aos ingredientes, existem dois fundamentais para o bom funcionamento da pele: o ácido hialurónico e o colagénio e são ambos componentes essenciais da matrix extracelular, o conjunto de substâncias em redor das células no organismo.

Para Rita Travassos, dermatologista no hospital CUF Descobertas, o primeiro “pertence a um grupo de substâncias chamadas mucopolissacarídeos, estando amplamente distribuído pelos tecidos conjuntivos, epiteliais e neuronais. Num indivíduo com 70 kg, 15 gramas de ácido hialurónico estão presentes no corpo, a maior parte alocado à pele, sendo um terço degradado e sintetizado diariamente. Este desempenha um papel fundamental no metabolismo da derme e tem uma posição-chave na cicatrização de feridas e reparação de tecidos.”

“Já o colagénio, é a proteína mais abundante no corpo humano, sendo considerada como o ‘cimento’ que mantém a estrutura da pele, tecidos conjuntivos, tendões, ossos e cartilagem”, explica.

O ácido hialurónico tem como objetivo manter a hidratação da pele e apresenta a capacidade de preenchimento do espaço, visto que é capaz de manter o seu peso em água até mil vezes. Enquanto o colagénio é responsável por manter a firmeza, elasticidade e hidratação da pele.

O conteúdo de colagénio decresce linearmente 1% a cada ano de vida a partir da idade adulta – Rita Travassos, dermatologista

Segundo a dermatologista, “no processo de envelhecimento cutâneo temos de considerar não só o envelhecimento intrínseco, cronológico, determinado geneticamente, como ainda os fatores extrínsecos que o podem acelerar. Pode-se dizer que o envelhecimento intrínseco começará tão cedo, como a partir dos 19-20 anos.”

“O conteúdo de colagénio decresce linearmente 1% a cada ano de vida a partir da idade adulta. Logo, na pele adulta, as características do envelhecimento estão intimamente relacionadas ao conteúdo total de colagénio, assim como a sua densidade”, acrescenta. Isto significa que o corpo produz cada vez menos colagénio, o que dá origem ao envelhecimento cutâneo.

A solução para combater esta perda é bastante simples, o organismo só precisa de voltar a produzir esta proteína. Até porque quanto mais tem, mais é capaz de produzir e manter.

Para uma ajuda extra, a Caudalie desenvolveu uma nova patente composta por resveratrol, ácido hialurónico e um potenciador de colagénio vegan, capaz de aumentar em cinco vezes a produção natural de colagénio e em duas vezes a produção de ácido hialurónico.

Pode descobrir esta fórmula na linha Resveratrol-Lift, uma gama que combate a perda de firmeza a partir dos 40 anos.

Quiz: descubra quais os produtos mais indicados para a sua pele

Quando acorda, como está a sua pele?



Ao longo do dia, sente a pele desconfortável e com sensação de repuxamento?



Quando regressa a casa depois de um dia de trabalho, a pele encontra-se oleosa ou com poros abertos?



No que respeita às texturas, o que prefere?



Relativamente aos cuidados de rosto, escolha a opção que mais se adequa?



Em média, aplica diariamente quantos cuidados de rosto?



Relativamente ao tipo de rugas que possui, como as classificaria?



Aplica diariamente algum cuidado para o contorno de olhos?



Como classificaria a zona do contorno olhos?







Últimos