Champô seco: 6 opções que serão os seus BFF nos dias de cabelo oleoso
Sem tempo para lavar o cabelo de manhã, mas sair de casa com os fios assim fa-la-á receber uma multa da polícia da beleza? O champô seco apresenta-se ao serviço.
Existem dois tipos de pessoas: as que tomam banho à noite e as que preferem fazê-lo apenas de manhã, para despertar. Quem, por norma, pertence ao primeiro grupo acaba, frequentemente, a rogar pragas ao seu “eu” do passado por ter pensado que o cabelo aguentava mais um dia sem lavar.
No entanto, nesses momentos, o tempo para contornar esse problema é escasso e entrar na banheira é a última solução que lhe passa pela cabeça. É nestes momentos que o champô seco entra em ação.
Desde o seu surgimento, em 1940, até aos dias de hoje, este verdadeiro life saver evoluiu bastante e já existem opções para todos os tipos de cabelo e necessidades.
Além disso, o antigo problema que deixava muitas mulheres céticas quanto ao seu uso – o facto de, muitas vezes, ficarem manchas brancas no cabelo, impossíveis de eliminar – deixou de acontecer.
Por isso, agora, há mesmo quem prefira o champô seco, não só para reduzir a oleosidade dos fios, como para conferir volume, utilizando-o como texturizador.
Como aplicar champô seco
- Aplique por secções, começando pela nuca em direção ao topo. Faça-o apenas nas zonas oleosas. A distância é um fator importante: deve respeitar os 15 cm entre o produto e o couro cabeludo.
- Espere entre dois a cinco minutos para a oleosidade ser absorvida. Depois, massaje o couro cabeludo, tal como faria com um champô normal.
- Termine, escovando o cabelo – sem ser em demasia, para não estimular a produção de sebo novamente.
É preciso salientar, contudo, que o champô seco não deve ser utilizado todos os dias. É apenas uma alternativa em momentos de urgência, uma vez que não limpa em profundidade o couro cabeludo.
Veja, na galeria, abaixo, algumas opções para a salvar nos bad hair days, quando os penteados não são suficientes para o resolver.