Beleza

Cláudia Vieira revela como ter uma vida saudável

Não dispensa o exercício físico e, na alimentação, os legumes e a fruta. A atriz Cláudia Vieira até está a pensar andar com uma marmita todos os dias e faz de tudo para manter um estilo de vida saudável. Fomos perguntar-lhe como o consegue. Contamos tudo a seguir!

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Cláudia Vieira revela como manter uma vida saudável
Escrito por
Jun. 26, 2017

É impossível não olhar para Cláudia Vieira. Tudo nela cativa. O corpo invejável, o sorriso cativante e a simpatia natural são três aspetos que não passam despercebidos. Não é por acaso que a atriz e apresentadora é uma das figuras públicas mais imponentes do nosso País. Aos 38 anos, Cláudia Vieira aposta, diariamente, em hábitos saudáveis que a equilibram, dão energia, vontade de sorrir e ser feliz.

Aproveitámos o lançamento do novo Compal Vital de Romã e Goji (do qual é embaixadora) para perguntar a Cláudia Vieira quais são os seus segredos para manter uma vida saudável. A atriz revelou-os sem hesitar.

Cláudia Vieira revela a sua vida saudável

Com uma vida tão agitada, como é que consegue manter uma alimentação saudável?

Não ando de marmita atrás, mas estou a começar a pensar nisso (risos)! Por enquanto, o que é que faço: se por acaso ao almoço me despistei um bocadinho com as coisas que ingeri, ao jantar faço questão de equilibrar, de ir à procura dos nutrientes necessários e compensar. Se não o fizer conscientemente, inconscientemente começo a sentir-me mal. E aí sinto que isso é um alerta.

Como se consegue essa disciplina para ter uma vida saudável?

Isto tem a ver com uma educação alimentar que ou se tem ou não se tem. Desde miúda que sempre houve na minha mesa saladas e legumes com fartura. Fui criada numa quinta e isso fez toda a diferença. O acesso à fruta e aos legumes era constante e a sopa sempre esteve presente nas minhas refeições.

Ainda hoje mantém isso?

Hoje em dia, se não como sopa ao almoço e ao jantar, faço-o pelo menos uma vez. É muito raro passar um dia sem comer sopa.

Quando vai a um restaurante pergunta qual é a sopa do dia?

(Risos) Sim, sim. Sem dúvida. E quando passo alguns dias fora, em que essa parte fica para segundo plano, porque não pensamos nisso ou porque as sopas não são como as nossas, é das coisas que eu sinto mais vontade quando chego a casa. Sinto falta da sopa da mãe, de preferência a saber aos legumes todos.

E fruta? Come muita diariamente?

Como cerca de duas a três peças de fruta por dia. Acho que não como muita, mas como sempre. Aposto em fruta que dá mais energia, como a banana. Quando ainda não estou na hora de almoço e já tenho alguma fome opto por uma maçã, que me sacia naquele momento.

Qual é a fruta que a faz comer sem parar?

Quando entro no registo da melancia e do melão já como mais do que é suposto porque gosto muito mesmo.

A stevia tem vindo a ganhar protagonismo e cada vez mais é usada como alternativa ao açúcar. O que acha deste adoçante?

A stevia é natural e tudo o que é natural é bom!

Acha que este adoçante é bom um exemplo de que a alimentação está mesmo a mudar?

A alimentação está a levar uma volta grande. Neste caso específico, o efeito do açúcar nas células é de as atrofiar. Se as células não desenvolvem normalmente, o nosso organismo deixa de estar normal também. As pessoas, de uma forma geral, têm cada vez mais essa consciência. Neste momento estou a tentar deixar de pôr açúcar no café (estou na fase do meio pacote) e ainda me sinto num processo de aprendizagem porque é tudo uma questão de nos educarmos. Cada vez mais estamos atentos àquilo que nos faz bem.

Tenta manter o mesmo número de refeições por dia?

Não tenho por hábito fazer intervalos muito grandes entre as refeições, por isso tenho sempre um snack, um biscoito ou uma fruta por perto. Muitas vezes estamos presos em estúdio e aquilo que era suposto ser feito em duas horas demora três ou quatro. Se tiver acesso a qualquer coisa para picar que me dê energia e equilíbrio faço essas mini refeições. Acho que é o correto.

E relativamente ao exercício físico, fá-lo diariamente?

Tenho uma relação com o desporto desde que me conheço. É uma coisa que me fez sempre muita falta. Pratico exercício físico com muita regularidade, mas não sou nada rigorosa no número de vezes por semana. Numa semana posso ir duas vezes, noutra já posso ir cinco e noutra vou uma ou não vou. Quando isso acontece sinto muita falta, até fico mais cansada. Parece um contrassenso supostamente, porque ao praticarmos exercício físico cansamo-nos, mas isso tudo tem a ver com o nosso ritmo. É um cansaço necessário que nos dá energia para aguentarmos determinadas horas de trabalho.

E fora do ginásio, também faz exercício? 

Muitas vezes vou dar umas corridas com o meu cão.

Qual é o papel do exercício na tua vida?

É o maior companheirão da minha vida, acompanha-me em quase tudo.

Não pede nada em troca e dá tudo, é isso?

Ele pede! Choraminga um bocadinho quando vê que vou sair sem ele. Parece que me diz: “tens a certeza que vais sair sem mim?”

Também se senta em cima da malas para não se ir embora sem ele?

Completamente. Sempre que faço as malas ele fica logo com o focinho triste.

Então acha que é de todo verdade que os cães têm sentimentos…

Se os cães têm sentimentos? Não tenho a menor dúvida. Eles reagem, deixam de comer, têm saudades, ficam tristes por estarem muito tempo sozinhos…

Voltando à Cláudia Vieira, como mantém o seu corpo em forma durante todo o ano?

Com tudo o que já respondi (risos)! Com uma alimentação equilibrada, com hábitos saudáveis. Os hábitos custam a ser introduzidos nas nossas vidas, mas depois de uma primeira fase o que custa é não os ter. Esta é a maior dica que eu posso dar. Há uma fase de esforço para quem não tem estes hábitos desde a infância, mas vale mesmo a pena. O dia é tão grande e tão exigente que temos mesmo que estar atentas à nossa alimentação e não deixar de variar com os ingredientes certos. Além disso, temos que fazer exercício físico regular e, muito importante, sermos capazes de nos autoanalisar.

Como assim?

Devemos conhecer-nos bem, saber aquilo que realmente nos faz bem, o que é que nos faz falta e o que é que não pode deixar de estar presente na nossa vida. Devemos também alimentar a nossa vida de coisas positivas, rejeitar as coisas negativas que nos acontecem e… rir muito.

Como mantém essa atitude também nas férias? Quando o que nos apetece é estar na praia e ficamos mais preguiçosas para fazer exercício físico?

Se estamos numa fase em que queremos alterar a nossa vida e queremos estabelecer ritmos saudáveis, se estamos numa fase de adaptação, acho que não podemos desbundar muito nas férias porque se não a fase de adaptação vai prolongar-se por muito mais tempo, o tempo de sacrifício será enorme e haverá desistências facilmente. Acho que tudo depende do momento de vida em que se está. Se é uma pessoa que naturalmente tem hábitos de vida saudáveis, acho que pode desleixar-se um bocadinho nas férias

Artigo originalmente publicado a 7 de julho de 2016

Cantinho especial este!??? #alentejo

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

??

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

Doida por isto!!!?☀️ #pinos #praia #mar #relax #natureza

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

Somos fortes!? #treinododia #adidas #clubevii #regressoaostreinos

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

Saudades deste ser!!!!? É muito amor!❤️ #yoshi #doglover #companheirao

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

Fiel companheiro!❤️ #yoshi #miumiu #home

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

E assim começa a última semana do Ano! Bom dia?

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

Recantos! #madeira #visitmadeira @visitmadeira @latitid

A post shared by Claudia Vieira (@claudiavieiraoficial) on

O que achou dos conselhos de Cláudia Vieira? Veja ainda as sugestões para ter uma vida mais saudável.

Últimos