Como acabar com as borbulhas de forma simples e eficaz
Podem arruinar um dia que tínhamos reservado para o sucesso. As borbulhas e a acne podem ser um verdadeiro pesadelo… Saiba como acabar com as borbulhas.
Normalmente, é assim que um dia mau começa. Acordamos meia hora depois do despertador tocar, corremos para a casa de banho para nos arranjarmos, só para nos darmos conta da borbulha gigante, quente e encarnada que nasceu bem no meio do queixo durante a noite. Além disso, só temos cerca de 20 minutos para a fazer desaparecer…
O nosso historial de lidar com uma borbulha termina sempre com um pequeno desastre cutâneo. Em vez de repetirmos este episódio triste, reunimos uma série de conselhos que lhe dizem como acabar com as borbulhas, curando-a e disfarçando-a num ápice.
Como acabar com as borbulhas
Não lhe toque
Mantenha as mãos longe da cara. Este é o conselho mais importante. Em vez disso, lave a cara com água ou um produto suave, e resista ao desejo de a espremer, a não ser que queira que o processo de cura se torne quatro vezes mais longo.
Salte o esfoliante
Evite tocar e espremer a borbulha, só vai infetá-la com bactérias e causar irritação (causando inflamação e vermelhidão). Evite também esfoliar a pele – salte este produto e outros com uma ação demasiado intensa. Dê tempo à pele para se regenerar.
O frio é melhor do que o quente
Aplique gelo se sentir que tem uma borbulha a nascer. Este gesto vai acalmar o processo de inflamação e fazer com que a borbulha diminua. Há quem defenda a utilização de calor, mas só deve fazê-lo se a borbulha já tiver eclodido e tiver ‘cabeça’.
Remédios caseiros
Há quem esmigalhe uma aspirina e faça com ela uma pasta. E a verdade é que é um ótimo remédio SOS que pode ser feito por qualquer pessoa. Além disso, o mel cru, não processado e à temperatura ambiente, tem propriedades antibacterianas.
Experimente aplicá-lo durante 15 minutos por dia nas lesões de acne. Algumas pessoas (não todas) respondem positivamente a este tratamento. Veja outras receitas caseiras para experimentar.
Livre-se da vermelhidão
Visine, um colírio muito conhecido e usado para a saúde ocular, é ótimo, uma vez que contém um ingrediente que ajuda a contrair os vasos sanguíneos que se encontram à superfície e dão às borbulhas a sua aparência vermelha. Mas o seu efeito é passageiro e não cura o problema, que não passa de um poro obstruído com óleo em excesso.
A maquilhagem certa
Opte por produtos oil free, minerais e não comedogénicos. Além disso, procure ingredientes calmantes como o aloé vera, o chá verde e a camomila, conhecidos por acalmar a inflamação. Se tiver problemas severos de acne e muitas marcas, evite usar bases líquidas, BB e/ou CC Creams.
Normalmente, estes produtos são formulados para serem espessos e com alguma capacidade de cobertura, o que exacerba o problema dos poros obstruídos.
Disfarçar bem
A melhor maneira de camuflar uma borbulha com maquilhagem é aplicando base como faz normalmente. Depois, com a ajuda de um pincel pequeno, aplique corretor de olheiras (com cera na fórmula e de textura pouco cremosa, que não saia facilmente) apenas na marca.
O truque está em usar pouco produto e aplicá-lo com toques leves. Pode criar camadas para cobrir. Certifique-se de que está bem esbatido e fixe com pó solto translúcido.