Sabe lavar o cabelo? Se calhar não…
Se, para umas, é um ato diário, para outras, a frequência varia. Mas todas o fazemos. Agora, fazemo-lo bem? Revelamos pequenos – e valiosos – truques de como melhor lavar o cabelo e que fazem toda a diferença na sua saúde e beleza.
A maioria dos especialistas capilares recomenda cerca de cinco minutos de lavagem, três a quatro vezes por semana. No entanto, estamos dispostas a apostar que a maioria das mulheres não leva mais do que um minuto a lavar o cabelo. Certo? E não pensem que é por terem uma consciência ecológica e quererem poupar água. Não. Até porque convém fechar a torneira quando se aplica champô e amaciador no cabelo. É que saber como usar o champô não pode ser assim tão leviano. Pode parecer um simples produto de beleza, mas, além de o usarmos várias vezes por semana, é o grande responsável pela beleza dos nossos cabelos.
Pré-lavagem: quantas vezes deve ser feita?
Antes de passarmos ao passo a passo ideal na lavagem do cabelo façamos aqui uma introspeção. Quantas vezes por semana a lavagem deve ser feita? Para Kurt Stenn, autor do livro Hair, A Human History, que dedicou 30 anos da sua vida a estudar o cabelo humano, podíamos passar uma vida inteira sem lavar o cabelo, o que não parece desejável. Com que frequência devemos então lavar o cabelo?
Kurt Stenn é um estudioso do cabelo há mais de 30 anos. Neste video revela quais são os melhores ingredientes para um cabelo saudável e bonito.
Lavar o cabelo em 5 passos
Independentemente da frequência de lavagem, a maioria dos especialistas capilares acredita que um cabelo saudável requer uma manutenção adequada. E isso começa por um couro cabeludo saudável. Como o conseguir? Com os passos certos para o ritual ideal de lavagem do cabelo.
Passo 1
Comece por escovar o cabelo antes de entrar na banheira. Não só ajuda a reduzir a quantidade de cabelos que ficam presos no ralo, como irá reduzir a quebra e estimular a circulação no couro cabeludo.
Passo 2
Molhe o cabelo completamente, feche a torneira e aplique uma noz de champô na palma da mão. Dilua o produto com o dobro de água antes de o aplicar. Isso é necessário para não acumular resíduos nos cabelos. Misture e aplique apenas sobre o couro cabeludo. Comece por “massajar” o cabelo nas raízes e só depois prolongue a lavagem no comprimento. Há quem passe este gesto e só se fique pela aplicação do champô nas raízes. Se tem o cabelo longo, pode precisar de adicionar um pouco mais de champô. Assim que achar que o passou em todo o cabelo e está pronto para enxaguar, pare e nem se atreva a abrir a torneira. Comece por fazer uma boa massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo durante dois minutos. Se no meio deste processo estiver com frio, saia da banheira, vista o roupão e lave o cabelo de joelhos.
Passo 3
Repita a operação (na primeira aplicação, o champô remove a sujidade do couro cabeludo e, na segunda, a sujidade é inteiramente retirada de todo o cabelo). Se tem o cabelo muito longo, pode precisar de adicionar um pouco mais de champô. Assim que achar que o passou em todo o cabelo e está pronto para enxaguar, pare e nem se atreva a abrir a torneira. Comece por fazer uma boa massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo durante dois minutos (se no meio deste processo estiver com frio, saia da banheira, vista o roupão e lave o cabelo de joelhos). Massage suavemente com movimentos circulares e levante o cabelo a partir das raízes. A cada 20 segundos adicione apenas um pouco mais de água nas mãos para emulsionar o champô , para que este possa atingir seu potencial e melhorar a circulação do couro cabeludo.
Passo 4
Agora chega o momento de retirar todos os resíduos de sujidade do cabelo que nem sabia que podia acumular tão rapidamente. Para começar, coloque a água a uma temperatura morna e passe o cabelo por água até que este comece a “rangir”!
Passo 5
Com o cabelo completamente limpo, pode aplicar o condicionador. Comece por dividir o cabelo ao meio, coloque-o para frente e aplique das pontas até à altura das orelhas dos dois lados. Com o auxilio de um pente, desembarace começando pelas pontas. Enxagúe muito bem, de preferência (mas não obrigatoriamente) com água mineral. Ela ajuda a remover parte do cloro presente na água da torneira, devolvendo o brilho natural dos cabelos. Não se esqueça de enxaguar com água fria para selar a cutícula do cabelo e deixá-lo cheio de brilho.
A próxima vez que lavar o cabelo siga todos estes 5 passos. Tem mais algum que nos queira sugerir? Veja ainda as nossas sugestões de penteados fáceis.