Com a chegada do verão, multiplicam-se as idas à praia, as tardes passadas em esplanadas e os piqueniques em jardins. No entanto, a exposição diária à radiação solar pode provocar queimaduras e vermelhidão da pele, principalmente devido à radiação UVB.
Embora esta seja a principal responsável pela ocorrência de cancro da pele, há riscos gerados também pela radiação UVA, como o envelhecimento precoce da pele.
Cuidados a ter ao longo do verão
Hoje em dia, poucas são as pessoas que não usam proteção solar e que não conhecem os seus benefícios. Além de protegerem a pele contra as radiações UVA e UVB, quer através da absorção quer através da reflexão das mesmas, os protetores ajudam a conseguir um bronzeado bonito e uniforme.
Opte por protetores solares que protejam o ambiente e os oceanos, visto que por ano são despejadas cerca de 14 toneladas de solares nos oceanos, que acabam por agredir os corais e o meio marinho.
O Creme Solar Rosto Antirrugas FPS50 da Caudalie oferece à pele uma proteção máxima UVA/UVB e a sua fórmula é altamente biodegradável e não tóxica para o ecossistema marinho.
A adicionar aos cuidados a ter ao longo do verão, está também a utilização de vestuário adequado e evitar a exposição solar durante várias horas seguidas, principalmente entre as 11h e as 16h.
Não se deve esquecer de ingerir bastante água ao longo do dia, bem como alimentos ricos neste bem essencial.
Consequências da exposição solar excessiva
Além das queimaduras solares e da possibilidade de ocorrência de cancro da pele, a exposição à radiação solar é também uma das primeiras causas para o aparecimento de manchas hiperpigmentares e capaz de acentuar as existentes.
Estas manchas escuras provocadas pelo sol, geralmente localizam-se nas zonas mais expostas como rosto, decote, ombros ou mãos. O seu aparecimento costuma surgir depois de um escaldão ou de exposições repetidas ao longo da vida.
A parte hormonal é outro fator que contribui para o seu aparecimento, pelo que a gravidez e a toma de contracetivos devem ser acompanhados da utilização de cuidados que previnam o aparecimento e desenvolvimento das manchas. Geralmente um protetor solar complementado por um cuidado que regule a produção da melanina.
Além disto, uma das melhores formas de prevenir as manchas é através do uso de um cuidado antimanchas não fotossensibilizante antes do protetor solar, como o Sérum Luminosidade Antimanchas Vinoperfect da Caudalie.
Este é um dos produtos de culto da marca, capaz de atuar sobre todo o tipo de manchas e em todos os tipos de pele, até as mais sensíveis.
A sua fórmula corrige as manchas existentes e previne o aparecimento, uniformiza e ilumina a tez. Isto é possível graças à Viniferina, ingrediente patenteado da Caudalie, que garante uma ação antimanchas excecional e é 62 vezes mais eficaz do que a vitamina C, protegendo as peles mais sensíveis.
Com 97% de ingredientes de origem natural, o sérum tem uma fórmula oil-free e não fotossensibilizante.