© Getty Images
6 passos para conseguir um bronzeado uniforme e duradouro

6 passos para conseguir um bronzeado uniforme e duradouro

Podemos estar no pico do verão, mas isso não significa que o tom bronzeado dure para sempre. Fizemos a investigação por si e descobrimos como prolongá-lo.

Por Ago. 17. 2019

No verão, a probabilidade de já estar com um tom de pele dourado e luminoso é grande, mesmo que só consiga apanhar sol ao fim de semana.

Como sabemos que um dos maiores temores da maioria das amantes de sol é perder esse tom que tanto tempo leva a consolidar – embora muitas vezes sejamos nós a permitir que o bronze desvaneça com pequenos erros que cometemos –, reunimos alguns conselhos e passos para conseguir um bronzeado uniforme e duradouro.

E não, não lhe vamos dizer para ir para praia nas horas de maior calor, nem para não usar proteção solar, mas sim para ter cuidados específicos após a exposição solar.

6 passos para conseguir o bronzeado de sonho

1. Proteger sempre

Ser constante e usar protetor solar ao longo do verão é importante, sobretudo se quer garantir que o bronze não desvanece. Ao usar protetor regularmente não só protege a pele dos escaldões como evita que esta descame – nenhum bronzeado fica bonito se a pele não estiver uniforme.

Se não é fã das texturas dos protetores solares, opte por fórmulas em spray, que além de serem absorvidas rapidamente, refrescam e acalmam a pele no momento da aplicação.

2. Para acalmar

Tomar banho com água muito quente danifica a barreira hidrolipídica e remove os óleos naturais da pele, deixando-a extremamente seca e desidratada.

Para contrariar este efeito, reduza o tempo dos banhos e a temperatura da água e use um creme lavante rico em ingredientes hidratantes ou fórmulas calmantes com aloé vera.

3. Hidratar a dobrar

O segredo para um bronzeado duradouro está na hidratação e na manutenção da humidade da pele.

Durante a estação quente, troque o creme que usa normalmente por manteigas corporais ou cremes ricos em ácido hialurónico e ingredientes hidratantes e aplique-os depois do banho.

Os cremes after sun são excelentes opções para acalmar a pele sensibilizada pelo sol e prolongar o bronzeado. Já existem várias opções no mercado.

A hidratação diária do corpo é um passo fundamental para conseguir manter o tom bronzeado

4. Esfoliar para suavizar

Pode parecer contraproducente esfoliar a pele quando o objetivo é manter o bronzeado, no entanto, este ritual é fundamental para conseguir um tom uniforme. Até porque as células mortas que assentam na superfície da pele podem deixá-la baça.

Além disso, é importante relembrar que a melanina presente nas células cutâneas – responsável pelo tom bronzeado – não é afetada peos esfoliantes. Não se esqueça de realizar a técnica com movimentos suaves para não agredir a pele.

5. De dentro para fora

Ao manter os níveis de hidratação do organismo adequados, está a ajudar a prolongar a vida do tom de pele bronzeado. Beber água mantém-na saudável, nutrida e, acima de tudo, hidratada. Como tal, não se esqueça de ter uma garrafa ao pé de si para ir bebendo ao longo do dia.

Além da hidratação, tenha em conta que deve aumentar a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, como a papaia, a cenoura ou a manga (mas há mais), visto que são excelentes aliados para prolongar o bronzeado.

6. lluminar para realçar

Quando sentir que o seu bronze está a perder luminosidade, dê-lhe um boost de vitalidade com uma loção ou óleo nacarado. Além de hidratar a pele, estes produtos têm um efeito brilhante inconfundível e vão ser o aliado perfeito da pele que já se encontra baça.

A maioria destes produtos têm uma ação hidratante, como tal, aplique-os depois do banho, ainda com a pele molhada, para selar a hidratação. Se preferir, pode optar por usar um pó ou líquido iluminador na pele seca.


Agora que já sabe como manter o bronzeado, saiba quais são os 7 erros que pode estar a cometer com o protetor solar.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº 230, agosto de 2019.
Mais sobre corpo , pele