Assim que cai o primeiro pingo de chuva sobre o nosso cabelo impecavelmente penteado e alisado, sabemos que é o fim.
Numa questão de minutos, os fios ganham vida própria e duplicam (com sorte) o tamanho. Quando nos apercebermos, parecemos Monica Geller, no episódio The One in Barbados, em Friends. É tão inevitável quanto piscarmos os olhos. Ou será que não?
Como manter o cabelo liso nos dias de chuva
Helena Vaz Pereira, fundadora do GriffeHairstyle e uma das mais incontornáveis hairstylists nacionais, começa por explicar-nos que o tipo de cabelo – desde liso a encaracolado, pintado ou com a sua cor natural – determinam os cuidados a ter nas temporadas mais húmidas.
Contudo, garante existir um ponto comum em todos eles: “um cabelo hidratado e saudável é a base principal para a manutenção do look que pretendemos”, clarifica.
Por isso, aconselha “uma hidratação profunda, realizada em salão”, combinada com a utilização, em casa, dos produtos mais adequados para o combate ao efeito frizz.
No salão
Também Rute Ricardo, Diretora Técnica da Jean Louis David, partilha este princípio base, sugerindo um dos serviços de disciplina capilar da marca, o tratamento Lamination Botox, que hidrata e disciplina os fios.
Já numa atitude preventiva, aconselha a colocar em cima da mesa a possibilidade de fazer um alisamento que, de forma mais definitiva, mantém a cabeleira impecável durante alguns meses, ou um tratamento redutor de frizz.
Em casa
Quem não tem o cabelo naturalmente liso, mas alisa-o, ora todos os dias, ora sempre que o lava, deve redobrar os cuidados nos dias de maior humidade ou chuva. Pelo menos, se quiser domar o leão.
Isso significa, de acordo com Rute Ricardo, utilizar, desde o início, produtos que reduzam o efeito frisado. Ou seja, logo na lavagem, deve escolher um champô desenvolvido em específico para esta problemática.
A finalização também é, obviamente, fundamental. É por essa razão que recomenda a utilização de um hair spray ou sérum, que “minimizam a atuação da humidade, fazendo uma barreira anti-frizz”.
Na galeria, em baixo, reunimos alguns dos produtos que a irão salvar (ou, pelo menos, tentar) nos dias de chuva.