As causas erradas levam-nos muitas vezes a escolher tratamentos inadequados, que podem ser autênticos pecados para o nosso cabelo.
Sendo que um cabelo prevenido é um cabelo mais forte, fomos perceber que hábitos devemos adotar (ou mudar) para ter o cabelo mais forte e redimir-nos dos nossos pecados.
Os 7 pecados que cometemos com o nosso cabelo
1. Não lavar o cabelo com água fria
A água quente desidrata o cabelo…e não só! Também o enfraquece e aumenta a oleosidade.
Lavar o cabelo com água fria facilita a remoção das impurezas e das células mortas do couro cabeludo. Como consequência, isso reduz a oleosidade e a descamação, reduzindo a caspa.
Para além disso, lavar o cabelo na água fria facilita a absorção dos ingredientes e nutrientes dos produtos de tratamento, como óleos e máscaras de hidratação.
2. Usar algodão em vez de seda ou cetim (na hora de dormir)
O algodão absorve a humidade, deixando os cabelos secos, com um aspeto frisado e áspero. As fronhas de seda ou cetim, pelo contrário, evitam mazelas no cabelo como o aumento de porosidade. Além disso, estes materiais sedosos causam menos atrito com os fios capilares e não desmancham os cabelos encaracolados.
3. Não deixar o cabelo secar ao natural
Esta é uma regra básica a seguir por quem deseja ter um cabelo mais forte e brilhante. Os secadores ou placas de alisamento vão acabar por danificar o cabelo que, sujeito a outras agressões diárias, acabará por perder gradualmente a sua textura e brilho.
No entanto, se não conseguir abdicar do secador, lembre-se de usar um protector térmico antes da secagem.
4. Abusar dos químicos
Cada vez que expõe o seu cabelo a químicos – como colorações, alisamentos ou permanentes – saiba que essa exposição terá consequências.
Alterar o estado natural do cabelo faz com que este fique mais frágil e desidratado, ficando assim mais longe do objetivo de ter um cabelo forte e brilhante.
5. Não ter cuidados com a alimentação
Sim, o que comemos pode ter um grande impacto na saúde capilar. Se tiver uma alimentação saudável e equilibrada, esta vai reflectir-se no seu cabelo, permitindo que este permaneça hidratado.
Peixe, carne de vaca, ovos, legumes, nozes, abacate e outros alimentos ricos em proteínas, é o que deve incluir na sua alimentação para um cabelo forte.
6. Usar produtos de cabelo desadequados
Se tem o cabelo fraco ou está com queda de cabelo deve optar por produtos que potenciem o volume capilar. E, sempre que possível, deve usar produtos naturais ou de origem natural.
Por exemplo, a quinina, um extrato da casca de quinquina tradicionalmente utilizado pelos Incas, é um ingrediente natural que devolve vigor e resistência ao cabelo.
Klorane desenvolveu uma loção e um suplemento alimentar à base deste ingrediente que, juntos, são poderosos aliados para conseguir um cabelo forte. Por um lado, Force Kératine é o cuidado dedicado ao cabelo desvitalizado, tornando-o mais forte desde a primeira aplicação. Por outro, o suplemento alimentar KeratinCaps surge como complemento para preservar a força e a vitalidade do cabelo a partir do interior, através de uma cápsula por dia durante três meses.
Na verdade, existe uma gama completa de cuidado capilar à base de quinina que inclui ainda champô e bálsamo.
7. Fazer demasiados penteados
Puxar demais o cabelo e prendê-lo com muita força pode fazer com que quebre os fios, especialmente se ficar o dia todo com o penteado. Deixe o rabo-de-cavalo mais frouxo e evite prender o cabelo molhado.
Agora que já tem a fórmula para um cabelo mais forte, saiba também porque deve proteger o seu cabelo no verão.