Consciência corporal: como combater os problemas associados ao stresse

As rotinas de beleza não devem terminar no pescoço, até porque existem novos cosméticos, modalidades e terapias que confirmam que o bodycare é o novo skincare e que o bem-estar emocional faz muito mais pela boa forma física do que se julga.

Depois de muitos anos focados em fórmulas milagrosas, ferramentas engenhosas e princípios ativos direcionados para a pele do rosto, no verão de 2023, as nossas atenções vão estar viradas para os cuidados de corpo, o selfcare e o bem-estar.

Até porque andamos todos stressados e este estado ansioso permanente tem consequências negativas para o corpo e para a mente.

Para combater estes efeitos, as marcas de cosmética têm introduzido nas suas gamas produtos inspirados na abordagem psicodermatológica, aumentando a sensação de bem-estar e estimulando sensações positivas.

Além disso, começam a surgir novas modalidades e práticas desportivas, como os banhos gelados, os detox digitais ou o pilates dinâmico, que são muito úteis para a cimentação do bem-estar emocional, que faz a ponte entre a nossa saúde mental e física.

Se estivermos conscientes do nosso corpo, da nossa respiração, se aceitarmos os pequenos defeitos como parte da nossa beleza, se nos cuidarmos e reservarmos tempo para nós, estaremos preparadas para mergulhar na era do bodyfulness.

Beleza mindful

Adoptar uma abordagem mindful na sua rotina de skincare traz inúmeros benefícios para a pele e uma maior conexão entre a mente e o corpo.

Como adotar uma rotina de beleza mindful?

1. Conheça a sua pele

A alimentação, hidratação, stresse, clima, exposição solar e a escolha dos cosméticos interferem no estado da nossa pele.

Prestar atenção enquanto cuida da pele irá permitir conhecê-la melhor e entender quais as suas necessidades.

Toque no seu corpo, perceba quais as zonas mais secas, mais reativas, possíveis edemas, imperfeições,…

Verifique os ingredientes e as texturas dos produtos que usa e preste atenção à forma como a sua pele reage. Estes cuidados vão permitir-lhe perceber melhor a sua pele, quais as suas necessidades e que ingredientes e texturas deve privilegiar ou evitar.

2. Desacelere a mente

Níveis de stresse elevados aceleram a produção de substâncias como cortisol ou citocinas inflamatórias, que contribuem para o envelhecimento precoce.

Uma rotina de skincare pode ser uma excelente oportunidade para abrandar e diminuir estados ansiosos.

Comece por fazer uma respiração profunda. De seguida, pense nos efeitos positivos dos cuidados que está a ter com a sua pele: vão hidratá-la, nutri-la e contribuir para que fique mais saudável.

Aplique os cosméticos pela ordem correta. Toque na sua pele de forma consciente e dedique tempo na aplicação de cada produto.

Preste atenção às texturas e à sensação que deixam na sua pele. Faça uma massagem, sinta a temperatura, repare no ambiente. Observe as mudanças que surgem na sua pele e no seu bem-estar.

3. Pratique todos os dias

Escolha um momento do dia para fazer uma pausa e cuidar de si. Não precisa de ter um cenário perfeito, nem de dedicar muito tempo.

Aos poucos, o que era uma rotina de beleza transformar-se-á num ritual consciente de autocuidado e de amor-próprio.

Método Feldenkrais

Em que consiste

Movimento e atenção plena são o duo de peso neste método, desenvolvido por Moshe Feldenkrais, que ajuda o corpo a mover-se de forma mais natural.

O objetivo máximo, de acordo com o Instituto Feldenkrais, é atingir uma profunda tomada de consciência do corpo e isso consegue-se através de séries de movimentos coordenados que melhoram a oxigenação dos músculos, cérebro e coração.

Ao trabalhar a perceção dos hábitos, é possível desenvolver o movimento. O Método Feldenkrais pode ser feito em sessões de grupo (Consciência pelo Movimento) ou individuais (Integração Funcional).

Mas é possível aplicar aos movimentos funcionais quotidianos, tais como subir e descer escadas, apanhar um objeto do chão, que ajudam a evitar esforços inúteis e a prevenir traumas. As aulas variam entre 30 e 60 minutos.

Benefícios

Ao ampliar a gama de movimentos, melhora-se a flexibilidade, a postura, a coordenação, e a ação motora torna-se mais eficiente.

Além disso, aumenta a tonicidade muscular, relaxa e reduz as tensões e dores. Tudo isto leva também a mudanças a nível mental.

Onde fazer

No site do Instituto Feldenkrais, encontra aulas gratuitas; se preferir aulas ao vivo, saiba mais, aqui.

Bolha de oxigénio

Bubble Pure Air, da marca espanhola Natura Bissé, tornou-se uma referência no universo da beleza. Isto porque ,dentro desta bolha insuflável, se respira um ar 99,995% puro, sendo o espaço ideal para realizar tratamentos faciais e corporais.

Dentro das paredes da bolha, o ar purificado é completamente livre de partículas poluentes, bem como de agentes virais, bacterianos e alérgenos.

Benefícios

Qualquer tratamento feito dentro da Bubble Pure Air é benéfico em momentos em que o corpo precisa de uma maior dose de oxigénio, como após a prática de exercício físico.

Onde fazer

Away Spa, hotel W Algarve; Tivoli Marina Vilamoura e do Tivoli Carvoeiro. Mais informações, aqui.

100% manual

As massagens modeladoras são cada vez mais uma tendência de beleza. As beauty lovers mais céticas relativamente aos resultados deste tipo de tratamentos já se renderam aos seus benefícios, e experts no assunto afirmam que é possível reduzir um a dois tamanhos.

Mas em que diferem das massagens tradicionais e o que acontece dentro do nosso corpo para se conseguir tal proeza?

Consistem numa técnica que utiliza movimentos manuais mais intensos, profundos e com uma maior pressão do que uma massagem normal, que ativam a oxigenação e melhoram a circulação sanguínea e linfática, com o objetivo de modelar a silhueta, atenuar a celulite e melhorar a retenção de líquidos.

© pexels

Abdómen, glúteos, coxas, braços e pernas são as principais áreas trabalhadas e as massagens podem ser realizadas com ferramentas especiais, como rollers, gua sha e sepantalas.

Os tratamentos Naka Bumbum e Naka Barriga, da terapeuta Gisleine Naka, especialista em terapias de influência japonesa, são exemplos disso.

O primeiro consiste numa massagem vigorosa na zona das coxas e glúteos, ideal para eliminar a celulite e diminuir a gordura localizada que ajuda a dar firmeza à pele e modelar os glúteos – é o famoso ‘levanta o bumbum’.

Já o segundo, ajuda a definir a zona da barriga, abdómen e flancos, eliminando gordura, melhorando o trânsito intestinal e aliviando a retenção de líquidos.

Onde?

Naka Wellness & Face Gym, Cascais.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº276, junho de 2023.
Mais sobre corpo , rosto