*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Arriscamo-nos a dizer que não existe frase que mais tenhamos ouvido do que “não cortes os pelos com uma lâmina, porque, assim, vais ficar com [inserir parte do corpo] como a barba do teu pai”.
Falemos das pernas, buço, axilas ou virilhas, os pelos cortados – e não arrancados pela raíz – crescem sempre mais grossos. Pelo menos, assim o é de acordo com as nossas mães e avós.
Mas e a ciência? O que nos diz?
Os pelos ficam mais grossos quando os cortamos?
“Os novos pelos são formados no bulbo piloso, que se encontra na base do folículo piloso, na derme (a segunda camada da pele), e crescem em ciclos”, começa por explicar Helena Margarida Ribeiro, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, na área de Cosmetologia.
E continua: “A lâmina e os [cremes] depilatórios cortam o pelo bem rente à pele. Logo, quando o pelo surge novamente na superfície cutânea, mantém a sua espessura, dando a ilusão de que está mais escuro e mais grosso”.
No entanto, “continua com as mesmas características que tinha”, conclui.
Joana Nobre, fundadora do Crème de la Crème e Program Manager de um Curso de Especialização em Dermocosmética, corrobora esta ideia. “Cortar com lâmina ou com creme não tem qualquer impacto na espessura do pelo que vai crescer depois”, refere.
Em tom de brincadeira, acrescenta: “Era ótimo se assim fosse, porque, aplicando o mesmo princípio, teríamos a hipótese de fazer crescer o cabelo mais grosso no couro cabeludo. Mas, infelizmente, não [funciona assim]”.
E crescem mais rapidamente?
Helena Margarida Ribeiro aproveita também para desmistificar a impressão com que ficamos de que os pelos voltam a nascer mais rapidamente quando preferimos lâminas ou cremes depilatórios para os eliminar.
“Tecnicamente, o pelo demora exatamente o mesmo tempo para crescer, mas, como não é retirado pela raiz, o bulbo piloso não necessita de recomeçar todo o ciclo de crescimento”, clarifica.
Resumindo: #Afinal, os pelos não ficam mais grossos quando os cortamos. Por isso, não precisa de sofrer com a depilação a cera – ou com as temíveis máquinas de arrancar pelos. A menos que assim o prefira.