Lembro-me perfeitamente do dia em que fiz franja. Tinha acabado de entrar para a faculdade e achei que precisava de um corte de cabelo para acompanhar uma nova (e totalmente aterradora) fase da minha vida.
Deixei o meu velho cabelo para trás, relações pessoais que nada adiantavam ao meu bem-estar e abracei uma espécie de “novo eu”, encarando uma experiência ao lado de pessoas que não conhecia de lado nenhum.
Foi a primeira vez que fiz franja e lembro-me da minha mãe ter gostado tanto que ainda hoje me pede para voltar a fazer. Entrei com 18 anos para a faculdade, mas o corte fez com que parecesse que tinha 14 (e eu já pareço muito mais nova do que realmente sou). Isto fez de mim a caloira mais “bebé” do meu ano, ainda que não o fosse.
Admitindo e assumindo este corte drástico, a verdade é que foi uma péssima ideia. Assim que começou a chover, a minha franja parecia ter sido lambida por algum animal da quinta. Odiei-a durante uns bons meses. Porém, hoje associo-a a uma das melhores fases da minha vida.
Está neste momento numa fase de mudança? Por que não apostar num corte de cabelo realmente diferente?
7 cortes de cabelo para quem quer mudar de visual (e de vida)
Pixie cut
É, possivelmente, o penteado mais masculino da lista, mas um dos mais famosos também. O pixie cut é um corte curto, que escapa totalmente a tudo o que é tradicional.
Se é preciso coragem? Sim, é. Porém, se quer mesmo mudar radicalmente, é este um dos cortes a apostar.
Bob
É o corte adotado por muitas celebridades – Alexa Chung é uma das nossas favoritas – e dar-lhe-á a irreverência que procura nesta mudança de corte de cabelo. Um bob é um corte curto, acima dos ombros, que lhe dá a possibilidade de fazer algumas variações: ondas, caracóis, totalmente liso ou ainda com uns apanhados.
Longo com ondas
Há quem tenha sérias dificuldades em deixar crescer o cabelo. Hoje, os escadeados estão fora de moda e os cabelos longos querem-se direitos e com algum movimento a partir do meio até às pontas.
Afaste-se da tesoura e mantenha-se firme a ver o seu cabelo a crescer. Vá hidratando as pontas, para que não se partam facilmente com óleos próprios e máscaras a fazer no banho.
Lob
Para quem tem o cabelo longo há vários anos, pode ser difícil tomar uma decisão radical, como um pixie cut ou uma franja.
Se o desejo de mudança for muito, mas não quiser cometer loucuras, opte por um corte médio até aos ombros e faça umas ondas. Assim, sempre consegue fugir à rotina e dar algum movimento ao cabelo.
Franja
Existem mil e um tipos de franja que pode fazer: direita, aberta ao meio, até abaixo dos olhos e, para as mais corajosas, com algumas ondulações. Sim, é preciso alguma coragem.
Fazer franja é sempre um risco mas é preciso também analisar o tipo de cabelo que temos. É encaracolado? Com jeitos? Completamente liso? Tem de estar preparada para lidar com a franja todos os dias, por isso, pense bem antes de a fazer.
De trás para a frente
O corte de cabelo enviesado é feminino, audacioso e pode ser a mudança que precisa no seu visual. Dá para os cabelos mais lisos, mais ondulados ou até mesmo caracolados. É moderno e fácil de tratar.
Shag
É o corte de cabelo das estrelas de rock, das que vestem a atitude do “não quero saber” e das que não tentam de nenhuma forma dominar o seu cabelo. Se se enquadra no perfil, o shag pode ser exatamente o que precisa para experimentar algo diferente.