Grão a grão. Mergulhe no mundo luxuoso dos cosméticos em pó
Esfoliantes, máscaras, champôs… Os cuidados em pó são luxuosos, lúdicos, ecológicos e permitem-nos criar novos rituais de beleza.
Com a vaga do desperdício zero, vimos quase todas as marcas de beleza lançarem a sua versão de cuidados sólidos, seja sob a forma de barra para limpar o rosto e o cabelo, esfoliar e até hidratar a pele. Mas, em matéria de sensorialidade, esta galénica não agrada a todas as pessoas… Os pós soltos, por outro lado, são mais fáceis e práticos de usar: basta misturar com água na palma da mão, o que possibilita uma utilização imediata e ajustável às necessidades de cada pessoa.
Outro aspeto positivo dos cosméticos em pó é serem ainda mais amigos do ambiente do que as versões sólidas, uma vez que quase não necessitam de água para serem produzidos nem aplicados. A quantidade de água para emulsionar o pó é mínima e, como não têm uma base em emulsão, são enxaguados muito mais facilmente. Tudo excelentes razões para trazer para o seu toucador estes pós mágicos que prometem revolucionar muitas rotinas de beleza.
Sensorialidade aumentada
Na cosmética, normalmente, uma fórmula é composta por dois terços de água. Mas os cosméticos de que lhe falamos usam única e exclusivamente ingredientes em pó: plantas e minerais triturados, ativos obtidos por hidrolisação, tensioativos em pó… Além de incluírem uma maior concentração de princípios ativos, têm uma grande vantagem em relação aos produtos de beleza tradicionais: não utilizam conservantes.
São fórmulas simples que se adaptam a todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis. Nos esfoliantes, por exemplo, os ingredientes usados são pouco abrasivos, sendo o arroz, a argila branca e a casca de coco os mais usados. O ritual de aplicação é também mais delicado do que o de um esfoliante tradicional.
Os laboratórios das marcas de cosmética têm, assim, a missão de criar fórmulas agradáveis de aplicar, privilegiando galénicas finas e grãos pequenos. Os pós são sedosos e macios e, uma vez misturados com água, devem fazer espuma suficiente (no caso dos produtos de limpeza), ser facilmente trabalhados na pele e enxaguados rapidamente.
As fórmulas em pó, exclusivas de algumas marcas de nicho asiáticas, estão a expandir-se para os circuitos da farmácia e do luxo, trazendo um lado mais ecológico e divertido para as rotinas de beleza.
Rotina personalizada
Outra curiosidade acerca dos produtos em pó é que não precisam de ser misturados apenas com água. Imagine criar as suas próprias receitas de beleza, adaptando-as às necessidades da sua pele no momento e combinando o cuidado em pó com os seus cremes preferidos. A única advertência é que o produto escolhido deve ter uma base aquosa para reidratar a fórmula; o resto está nas suas mãos.
O esfoliante com pó de leite da Embryolisse, por exemplo, pode ser usado com qualquer tipo de cosmético: uma loção para uma esfoliação com propriedades tonificantes, um leite desmaquilhante para um relaxante momento de cocooning ou mesmo uma máscara para um efeito reconfortante. Seja qual for a sua escolha, o preparado obtido oferece à pele os benefícios dos dois cuidados: hidratante e esfoliante, nutritivo e alisador, regenerante e iluminador…
Duram, duram e duram…
Mesmo que não contenham conservantes, os cosméticos em pó duram muito tempo após a abertura. Além de que são ultraconcentrados, pelo que só é necessária uma quantidade mínima a cada aplicação. Para que tenha uma ideia, bem geridos, podem durar três vezes mais do que as versões tradicionais.
E as fórmulas water-free?
Não são só os cuidados em pó que não usam ou quase não usam água no desenvolvimento das suas fórmulas. Tanto os cosméticos sólidos como os cremes convencionais podem entrar para a categoria, até porque há uma preocupação ambiental cada vez maior por parte das marcas em desenvolver fórmulas com a menor quantidade de água possível. A água é, para estas, um bem a preservar em nome da beleza.
Mas não foi só o impulso ecológico que fez com que as fórmulas water-free proliferassem. O conceito nasceu na Coreia do Sul há uns anos e tem como princípio reduzir (ou eliminar) o teor de água de um produto para evitar a diluição dos princípios ativos. Ou seja, o objetivo final dos cosméticos waterless é aumentar o desempenho das fórmulas cosméticas e não poupar água.
Com fórmulas ultrafinas, os cosméticos em pó vão despertar-lhe os sentidos e convidá-la a divertir-se com a sua rotina de beleza.