É invulgar pensar que um pequeno frasco de um creme de rosto pode ultrapassar os 1000€ e que, na realidade, há quem o compre – regularmente. Será descabido? Ou é apenas uma das muitas vertentes que a cosmética tem para nos oferecer?
A cosmética de luxo é conhecida por ter a excentricidade de mãos dadas com o preço dos produtos, que continuam a não ser um entrave à carteira de muitas consumidoras. A justificação é simples: a lista exclusiva de ingredientes que não se encontra em qualquer cosmético.
Se há uns anos o caviar foi a grande ‘bomba’ da beleza, rapidamente evoluiu-se para o pó de diamantes (que dizem ser eficaz na esfoliação de pele), o ouro ou para embalagens incrustadas com pedras preciosas que são verdadeiras peças de decoração.
Os preços extravagantes suscitam dúvidas quanto à eficácia dos cosméticos luxuosos à venda nas perfumarias. Há quem ponha em causa a veracidade dos resultados e que questione o seu preço de produção – ainda que as margens de lucro não sejam, obviamente, divulgadas pelas empresas de cosmética.
O segredo está entre os deuses, mas será apenas a forma como olhamos para este segmento da cosmética que está errada?
O preço do luxo
Perry Romanowski, cientista e fundador do site The Beauty Brains (uma plataforma que pretende informar de forma transparente tudo sobre o mundo da cosmética), fala sobre o assunto ao responder a uma leitora intrigada sobre a relação qualidade/preço de certos produtos.
“Está implementado nos nossos cérebros, desde cedo, que as coisas mais caras são melhores que as coisas menos caras. Os profissionais de marketing aproveitam-se desse fenómeno. Se alguém conseguir que pague mais por um produto, então é uma boa razão para cobrar mais”.
Ainda que a questão permaneça no ar, os dados não mentem e, ao que parece, o público parece estar disposto a pagar por marcas com preços acima da média. O site Quartz divulgou que no último ano a indústria da beleza rendeu 56 mil milhões de euros e mostrou um gráfico com as marcas que mais venderam. Entre elas está o grupo Estée Lauder (com marcas como a La Mer, Clinique ou MAC), Chanel, Shiseido e o grupo LVMH (com marcas como a Louis Vuitton).
Quanto às marcas de cosmética de luxo mais influentes do mercado, segundo a Forbes, está em primeiro lugar a NARS, em segundo a Lancôme e em terceiro a Dior.
O segredo deste segmento pode nunca ser revelado. Mas além da lista exclusiva de ingredientes que utilizam nos produtos, há que ter ainda em conta os seus laboratórios privados (e também exclusivos) e consequentes investigações científicas.
Em 2014, por exemplo, a Dior desenvolveu um sérum, chamado One Essential Skin Boosting Super Serum, com base nas pesquisas sobre desintoxicação celular feita por três investigadores, cuja descoberta foi vencedora de um prémio Nobel.
As opiniões sobre a cosmética de luxo ainda não são consensuais, e ainda não se sabe qual será o futuro deste segmento. Continuarão estes preços a fazer sentido? Conseguimos encontrar igual ou melhor a um preço mais baixo? De qualquer forma, e opiniões à parte, aqui fica uma lista com alguns cosméticos de luxo.
O luxo numa embalagem
Blue Heart Crème de La Mer
La Mer, 435€
Skin Caviar
La Prairie, 446,95€
Água refrescante com cor
Chanel, 62,22€
Absolue Crème Fondante
Lancôme, 187€
Orchidée Impériale
Guerlain, 425,90€
Creme de corpo L’Intégral Anti-Age
Sisley, 211€
Já usou ou gostava de experimentar algum destes produto? Aprenda ainda sobre a ordem certa para aplicá-los.