As secas e a escassez de água são um problema inegável e, segundo a UNICEF, cerca de quatro mil milhões de pessoas sofrem com falta de água pelo menos um mês por ano, prevendo-se que metade da população mundial viva em zonas que poderão entrar em seca já a partir de 2025.
Poupar água está na ordem do dia, o que também se estende às rotinas de cuidado e de beleza. Com isto, não falamos apenas em fechar a torneira enquanto lava os dentes ou se ensaboa, mas também em ter em conta as fórmulas dos produtos que usa.
Enquanto uma embalagem de champô pode conter cerca de 70% de água, nos condicionadores esse número aumenta para 90%, deixando pouco espaço para os ingredientes que importam. E nem os cosméticos para o rosto estão imunes!
Se procurar a lista de ingredientes de um cosmético, verá que a água ocupa um dos primeiros lugares, o que significa que é um dos principais ingredientes da fórmula, em comparação com os restantes elementos.
Gota a gota
Enquanto os produtos à base de H2O precisam de uma grande quantidade de conservantes sintéticos, uma vez que a água ajuda à proliferação de bactérias, os restantes, que não a utilizam, podem ser preservados com conservantes amigos do ambiente.
Além disto, é preciso relembrar que ao não usarem água, estes cosméticos são mais pequenos e utilizam menos elementos nas embalagens, tornando-se mais leves. Com isto, o peso e espaço de transporte é menor, o que significa que há uma diminuição geral da sua pegada de carbono em cada envio.
Mas os benefícios não ficam por aqui… Por terem fórmulas mais concentradas e potentes, duram mais tempo.
Contudo, é preciso ter em conta que nem todos os cosméticos water-free ou waterless são produzidos da mesma forma e nem todos são sustentáveis.
Os cosméticos de rosto sem água são uma das tendências de beleza em maior crescimento
Poupar água e cuidar da pele
Existem vários benefícios em usar produtos waterless, além de salvar o ambiente:
- Não precisa de levar produtos até 100 ml quando viaja de avião porque o seu formato é sólido.
- Como não usam água, estes cosméticos têm mais ingredientes concentrados numa pequena fórmula.
- Há menos desperdício e o produto é usado na totalidade.
- A fórmula dura mais tempo, uma vez que não existe contacto com água, logo não há possibilidade de crescerem bactérias que o danifiquem.
Onda de esperança
Numa indústria conhecida por fazer grandes consumos de água, existem cada vez mais marcas a procurar uma abordagem mais sustentável e, graças a elas, está a surgir uma nova vaga de produtos que não necessitam de água para atuar e cujas fórmulas não a incluem.
O aspeto positivo desta tendência é que não são apenas as marcas mais pequenas que estão a dar um passo neste sentido, as grandes marcas de beleza também caminham nessa direção, com a gigante L’Oréal a prometer que, até 2030, todas as suas fórmulas serão amigas dos ecossistemas marinhos, ou a Procter & Gamble, que garante reduzir a utilização de água em 20% até ao mesmo ano.
Segundo um estudo publicado pela Future Market Insights, em maio de 2021, espera-se um crescimento de 13,3% de produtos sem água, entre 2021 e 2031, principalmente dentro da categoria de cuidados de pele.
Isto significa que, durante a próxima década, teremos maior diversidade de cremes, loções, séruns e desmaquilhantes com diferentes texturas e formatos, adaptáveis às necessidades de cada pele.
Com consumidores cada vez mais interessados em saber aquilo que aplicam na pele, é só uma questão de tempo até as marcas de cosmética começarem a caminhar numa direção mais verde.
Sem gastar uma gota
Uma rotina de cuidados de pele não precisa de incluir água, estas são algumas das opções disponíveis no mercado.