De séruns a hidratantes, loções energizantes e até esfoliantes químicos, não há nada que não façamos em nome da beleza e de uma pele saudável. Então, porque não aplicamos a mesma teoria no couro cabeludo?
Os cuidados para esta zona não são uma novidade, já existem no mercado há algum tempo e, ainda assim, são postos de parte e considerados um luxo extra.
Para a maioria de nós, lavagem com champô e hidratação com condicionador são os passos essenciais e a marca ou linha que usamos é indiferente. Algumas investem em sprays anti-frizz, outras optam por óleos para as pontas espigadas, mas será realmente possível manter um cabelo bonito se não tivermos o couro cabeludo saudável? Não.
Cuidados (in)visíveis
A obsessão com uma cabeleira volumosa, bem cuidada e luminosa leva-nos a fazer demasiadas secagens, usar produtos de forma excessiva e a sobrecarregar o couro cabeludo com champô seco ou outros produtos de styling.
Podemos não ter essa noção, mas todas estas ações danificam a pele já sensível. E a isto podemos acrescentar a poluição, a exposição solar e a intoxicação dos folículos capilares.
Está na altura de mudar o que tem feito até agora e começar a olhar para o escalpe como uma extensão da pele, isso só é possível através de uma rotina capilar.
As rotinas dependem de pessoa para pessoa e, tal como acontece com a pele do rosto, o que funciona para si pode não funcionar para a sua melhor amiga e vice-versa. O segredo está em encontrar o equilíbrio e ninguém disse que precisava de o fazer sozinha, pode sempre consultar um tricologista.
Conselhos para um couro cabeludo saudável
1. Não tome duches muito quentes. A água com uma temperatura mais elevada danifica o escalpe e pode deixá-lo irritado.
2. Mantenha a calma, isto porque o stresse e a ansiedade podem levar à perda de fios capilares e escamação.
3. Atenção à escovagem! Pentear o cabelo de forma agressiva deixa as madeixas frágeis e o couro cabeludo ‘magoado’.
4. Escolha os produtos certos. Se tem o escalpe sensível, opte por fórmulas que não contenham sal nem ingredientes agressivos.
Rotina capilar
Não precisa de mudar o que está a fazer de um dia para outro, nem precisa de ir a correr para a perfumaria mais próxima comprar produtos que nunca teve.
Deve ter em mente algumas coisas e ir experimentando diferentes fórmulas gradualmente; desta forma irá perceber como o couro cabeludo reage aos novos produtos e se os seus efeitos estão a ser positivos.
• Se tem o cabelo fino e frágil, pode considerar adicionar um sérum fortificante à sua rotina, acompanhado de uma massagem para estimular a microcirculação e ajudar os ingredientes a penetrar na pele.
• Caso viva em grandes áreas urbanas com demasiada poluição, pondere usar um spray protetor para o couro cabeludo, este género de produtos ajuda a equilibrar o pH da pele, bem como os níveis de produção de sebo.
• Para quem sofre de caspa ou escamação temporária, os esfoliantes para o couro cabeludo vão ser os aliados perfeitos para combater as escamas que se acumulam à superfície. Além disso, muitos deles são refrescantes e acabam por acalmar a pele e a vontade de coçar.
• Caso o problema esteja na oleosidade excessiva, opte por um tratamento com ingredientes que ajudem a desintoxicar e limpar as toxinas acumuladas no couro cabeludo e escolha um champô seco adequado a uma pele sensível.
Como vê, não são necessárias muitas mudanças nem vários produtos. Pode apenas acrescentar alguns passos à sua rotina capilar, ter atenção ao modo de lavagem e secagem, evitar escovagens agressivas e dedicar um pouco de mais tempo a esta segunda pele.
Do couro cabeludo até às pontas
Com diferentes funções, cada um destes aliados pode ajudá-la a chegar aos seus objetivos capilares.