Se, antes, eram consideradas de ‘mau gosto’, hoje, as tatuagens têm uma conotação completamente diferente.
Com uma reputação que evolui positivamente de dia para dia, há até quem já olhe para a tinta permanente no corpo como o gesto de comprar uma obra de arte ou colecionar peças de design.
Quem o garante é Sam, uma das tatuadoras a surgir mais recentemente no panorama nacional e para quem “se deu um boom gigante no que respeita a tatuagens. Estilos, ilustrações e designs diferentes que não se viam há vinte anos fazem com que muitas pessoas queiram tatuar só porque gostam do trabalho de alguém e querem aquela ‘peça’ no corpo. As pessoas querem colecionar a arte de um tatuador particular, existe uma procura desse tipo de trabalho e os consumidores vão colecionando ‘stickers’ de um artista específico. O resultado não é um desenho de um só profissional, mas uma coleção de vários; o nosso corpo é a tela que vai agrupar o trabalho de diferentes tatuadores”.
Mais simples ou elaboradas, as tatuagens têm vindo a ganhar uma reputação positiva
Cuidados com a tatuagem: o que deve ter em conta
Antes
- Hidrate a área que vai ser tatuada para deixar a pele nutrida e para a tinta aderir melhor.
- Coma bem e descanse no dia anterior para não estar tão sensível à dor.
- Beba muita água.
- Use roupa confortável.
- Não consuma álcool, pelo menos, dois dias antes, já que é um vasodilatador. Isto significa que deixa o sangue mais diluído e a pele mais sensível, dificultando o processo e a cicatrização.
Depois
- Se o tatuador usar película aderente, esta deve ser removida três horas depois. Caso opte por SecondSkin, deve ser removida três a quatro dias depois.
- Lave a tatuagem três vezes por dia ou mais, caso sinta necessidade, com um sabão com pH neutro ou apenas água. Seque com papel de cozinha.
- Não pratique exercício físico nas duas semanas seguintes.
- Não tome banhos de imersão e evite água da piscina e do mar.
- Aplique sempre creme cicatrizante e evite vaselina ou outros produtos lubrificantes.
- Não apanhe sol na zona tatuada durante, pelo menos, um mês e depois disso use sempre protetor solar.
- Nunca arranque as crostas nem coce a tatuagem durante a cicatrização
Se se arrepender, já há solução!
Apesar de ser esse o objetivo, fazer uma tatuagem hoje em dia já não tem de ser para o resto da vida. Se daqui a uns tempos já não gostar do desenho ou frase que tatuou, pode sempre recorrer a um laser próprio de remoção de tatuagens que, ainda não sendo totalmente indolor, elimina a tinta que está na pele.
O laser Picosure, também indicado para revitalização facial e manchas na pele, consegue eliminar até os tons mais fortes, como o azul ou o verde. Segundo a marca, disponível no consultório Isabel Correia da Fonseca, em Lisboa, em menos de um ano consegue remover a tatuagem, dependendo do tamanho.