Quando falamos em cuidarmos dos nossos pés, não nos referimos apenas à parte estética. Falamos de saúde, de darmos atenção reforçada àquela que é a zona do corpo que carrega com todo o nosso peso, estrutura, e que tantas vezes é negligenciada.
Se dermos dez mil passos por dia – o recomendado pelos médicos (apesar de haver novos estudos que baixam este número), significa que fazemos cerca de 8,5 quilómetros. Na verdade, este é um número bastante razoável para uma pessoa que trabalhe de manhã à noite e que, mesmo assim, consiga tirar algum tempo para cuidar da sua saúde física.
Ainda que nem sempre consigamos cumprir este número, imagine o que é dar estes passos todos durante um mês seguido e não cuidar dos pés ao final do dia. Além disto, os pés são um elemento muito mais importante no nosso bem-estar do que nós imaginamos.
Num artigo publicado na Harvard Health Publishing, é explicado como é que uma simples massagem aos pés nos ajuda a relaxar eficazmente e a descansar esta importantíssima parte do corpo. No verão, e porque voltamos a dar as boas-vindas às sandálias, junte a parte estética à saúde e cuide dos pés como eles precisam.
Como cuidar dos seus pés em 6 passos
1. Esfoliar
Retire todas as células mortas e impurezas dos seus pés com uma boa sessão de esfoliação. Se já sentia os pés demasiado secos e ásperos, isto vai ajudá-los a voltarem a ficar macios, prontos para receber a hidratação de que precisam logo de seguida. Deve esfoliá-los, pelo menos, uma vez por semana.
2. Hidratar logo após o duche
Aproveite assim que sai do banho para hidratar a pele que ainda está húmida. Isto serve para todo o corpo, mas também para os pés, que por estarem com os poros mais abertos recebem melhor os hidratantes que irá colocar por cima.
As texturas em óleo são uma boa aposta e, para maximizar resultados, aplique creme antes de ir dormir (aproveite para fazer uma massagem relaxante).
3. Protetor solar da cabeça aos pés
Literalmente. É normal que, quando aplicamos protetor solar, algumas partes dos corpo sejam esquecidas. Orelhas, pescoço ou pés são algumas das zonas que passam para segundo plano e que tantas vezes são vítimas de escaldões, mas que precisam, obviamente, de estar protegidas.
Além disto, os pés, ao estarem expostos ao calor excessivo, colocam em causa o trabalho das cutículas, que protegem o crescimento das unhas e as protegem da humidade. Passe o protetor solar nos pés abundantemente.
4. Cuidado com os chinelos
São o calçado de eleição da estação quente, mas podem trazer inúmeros problemas, como fraturas, dores e outras lesões, visto que não estamos a dar aos nossos pés a estabilidade de que precisam.
Utilize apenas chinelos rasos de duas tiras para locais como praia e piscina. No resto do tempo, opte por sandálias com várias tiras (que retiram pressão aos dedos quando andamos de chinelos) e com uma sola ligeiramente mais alta, para não colocar o pé completamente direito no chão.
5. Mas deixe os pés respirarem
O uso de ténis ou de outro tipo de calçado fechado é usual por ser confortável, mas pode trazer problemas. O calor excessivo e a transpiração dos pés podem levar à formação de fungos e bactérias que surgem porque os pés não conseguem respirar. Se os sentir demasiado quentes e húmidos, descalce-se uns minutos.
6. Não se esqueça da pedicura
É a parte estética que as mulheres não dispensam, mas que tem uma função muito mais importante do que apenas colorir as unhas. Se notou que as botas que usou no inverno lhe deixaram calos nos pés, cutículas em excesso e que os calcanhares estão secos, precisa de tratar destes problemas.
A pedicura tem a vantagem de remover a pele áspera dos pés, assim como tratar das cutículas, dos calos, hidratar e ainda de proporcionar um momento relaxante. Pode fazer a pedicura em casa ou num salão.
Costuma ter cuidados com os pés? Aprenda ainda a cuidar das suas pernas durante a estação quente.