*De geração em geração, passam-se conselhos que deviam ficar perdidos algures no tempo. No entanto, muitas ideias preconcebidas sobre beleza e bem-estar teimam em regressar. Para as desconstruirmos, criamos esta rubrica, que é uma espécie de fact-check, em que poderá encontrar respostas às questões que sempre teve.*
Assim que uma borbulha aparece no nosso rosto – provavelmente, no pior dia para acontecer, como a poucas horas de um casamento, aniversário ou viagem -, o desejo de a espremer nasce com ela.
Porém, já todas ouvimos, milhares de vezes, que não devemos tocar na cara. Mas, frequentemente, não nos conseguimos impedir de o fazer. Basta um segundo de fraqueza ao passar por um espelho e, quando damos conta, estamos com as unhas cravadas na nossa pele.
Bem sabemos que é errado. Mas será que é tão errado assim? Será que não existem exceções? Perguntámos a duas especialistas e estas são as suas explicações.
Nunca podemos espremer borbulhas?
Diana Miguel, médica dermatologista, afirma que “devemos evitar” fazê-lo (e que o mesmo se aplica aos pontos negros).
“Este simples ato aumenta o processo inflamatório existente na acne e potencia o aparecimento de cicatrizes, marcas pós inflamatórias e novas “borbulhas”, esclarece.
Além disso, ao espremer borbulhas, “abrimos uma porta de entrada a bactérias que podem agravar a lesão”, especialmente se “não for feito em assepsia”, ou seja, com recurso a antisséticos, como álcool.
Também Ana Rita Travassos, dermatologista no Centro de Dermatologia do Hospital CUF Descobertas, menciona estas consequências, acrescentando que a prática pode “desencadear uma infeção (eventualmente mais grave em certas localizações, nomeadamente na região do nariz” ou mesmo “agravar a inflamação, tornando as lesões dolorosas”.
Isto acontece, porque, ao espremer borbulhas em casa, “empurramos o conteúdo da borbulha mais profundamente na pele, aumentando a inflamação”, salienta, acrescentando: “Como não tem condições de assepsia, facilita ainda a infeção.
“Ao espremer, também podemos provocar agressões na pele em redor, em algumas situações com abrasão da pele e formando até erosões ou feridas na pele, o que pode gerar cicatrizes permanentes e hiperpigmentação”, destaca ainda a profissional de saúde.
Resumindo: #Afinal, não devemos mesmo, em altura alguma, espremer borbulhas em casa. Contudo, caso seja necessário, “o seu dermatologista pode realizar em consultório algumas técnicas para remover alguns tipos de lesões de acne”, como a extração física de pontos negros com instrumentos esterilizados (extrator de comedões), com mínima inflamação”, clarifica.