5 dicas para evitar o cabelo estragado no verão
Estamos no pico do verão e só queremos praia, sol e calor. Mas será que os nossos cabelos acham assim tanta piada a esta estação do ano? Saiba como evitar o cabelo estragado no verão, sem ter de o cortar no final da estação.
A lista de agressões aos nossos cabelos durante o verão é longa e nem sempre gostamos de a rever, sabemos.
Os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos, que perdem a cor e ficam secos. A longa exposição ao sol pode até queimar o couro cabeludo e fazê-lo descamar. O vento é o principal responsável pelos nós super difíceis de tirar, que quebram o cabelo.
O sal abre a cutícula dos fios de cabelo, deixando-os endurecidos e sem brilho. A areia em contacto com o sal e com o vento faz as madeixas de cabelos ficarem frisadas. O cloro é outro “veneno”, sobretudo para as loiras. Além de deixar os cabelos esverdeados, seca os folículos e gera pontas duplas.
Aquela que é geralmente uma época áurea, repleta de vitamina D, pode ser bastante cruel para os nossos cabelos. Mas não é por isso que vamos deixar de aproveitar o verão ao máximo. Basta incluir alguns cuidados na nossa rotina para manter o cabelo impecável na época da praia (e, no final, o ano inteiro!).
Como aproveitar o verão sem ficar com o cabelo estragado
Água demasiado quente? Não, obrigada.
Lavar o cabelo com água demasiado quente é meio caminho andado para cabelo danificado. Porquê? Estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, deixando-os sem brilho.
O ideal é encontrar uma rotina de lavagem adequada ao seu cabelo e apostar nos banhos com água mais fria.
Também no verão, devemos enxaguar os cabelos com água doce após um mergulho no mar ou na piscina. Se não tiver um duche por perto, use uma garrafa de água mineral.
Cuidado com a alimentação!
Uma dieta nutritiva é fundamental para a recuperação de cabelos danificados, sendo importante a presença de proteínas.
Aposte em carnes, leite e ovos. Procure nutrientes como ómega 3, vitamina A, vitamina C, ferro e zinco, presentes em alimentos como nozes, sementes e vegetais, por exemplo.
Estes alimentos são fundamentais para que o cabelo cresça forte e saudável.
Calor? Só na praia!
Os secadores e placas de alisamento são incríveis para os nossos penteados mas a longo prazo fragilizam o cabelo.
Então se o seu cabelo for fino e frágil deve usar o mínimo calor possível de cada vez que utiliza qualquer um destes aparelhos. Comece por usá-los durante menos tempo, gradualmente.
Lembre-se que o calor altera as ligações de hidrogénio que fortalecem a estrutura capilar, e se o usar diariamente, pode alterar permanentemente a saúde do seu cabelo.
Diga “sim” aos óleos essenciais
Para quem (como nós!) prefere ingredientes naturais, eles são uma excelente opção para evitar o cabelo danificado. As plantas são o melhor aliado na hidratação do nosso cabelo, sendo os seus óleos um óptimo suplemento aos nossos óleos.
No verão, devido à exposição ao sol e à água salgada, os cabelos ficam mais secos, desidratados e com as pontas ásperas. Use estes óleos antes de se expor ao sol e depois de entrar na água.
Um dos grandes protectores solares para o cabelo, para além do chapéu, é a cera da flor de ylang ylang. Foi por isso que a Klorane criou a gama de protecção solar capilar de Ylang Ylang, que inclui um óleo protector, um champô e um bálsamo.
A missão? Reparar e cuidar dos cabelos do início ao fim do verão. Para além de ser uma gama de produtos eco-responsáveis, protegem os fios de cabelo dos raios UV.
Penteie o cabelo com carinho
Quando se pentear, faça-o de forma delicada, para não danificar os fios. Há que ser cuidadosa na hora de desembaraçar os nós de cabelo.
Erradamente ao que pensamos, pentear o cabelos da raiz até às pontas não é muito boa ideia. Se o seu cabelo está embaraçado, comece por pegar numa madeixa de cada vez e penteie as pontas. À medida que for desembaraçando, suba até à raiz, aumentando a zona penteada de cada vez.
Agora que já sabe como cuidar do seu cabelo no verão, fique a conhecer os piores inimigos do seu cabelo.