São inúmeras as causas para a queda de cabelo. De stresse a alterações hormonais e défice de vitaminas, nada causa mais danos às suas madeixas como a forma como dorme.
É verdade! As células do folículo capilar são acionadas durante o sono e com os cuidados certos, conseguirá aumentar significativamente o processo do crescimento do seu cabelo enquanto descansa. Ora veja.
6 dicas para prevenir a queda de cabelo durante o sono
1. Evitar dormir com o cabelo molhado
De certeza que pelo menos uma vez na vida já cometeu este erro. No entanto, ir para a cama depois do banho pode causar danos significativos ao cabelo.
Quando molhado, este está no seu estado mais frágil, sendo mais fácil quebrar com puxões durante o sono. O ideal é deixar o cabelo secar naturalmente, sem recurso a secador ou toalhas.
2. Pentear o cabelo antes de ir para a cama
Ainda que pareça contraditório (e até um pouco assustador para quem sofre com queda de cabelo), desembaraçar os fios e retirar todos os nós antes de dormir é benéfico a longo prazo.
Este processo não só evita nós mais difíceis de remover, como ativa a circulação sanguínea no escalpe, essencial para o crescimento saudável do cabelo.
Ao escovar as suas madeixas antes de dormir, está também a distribuir os óleos naturais do couro cabeludo por todo o cabelo, o que diminuiu o atrito nos fios durante o sono.
3. Opte por fronhas de seda ou cetim
Ainda que ótimo para o corpo, o algodão das fronhas de almofadas pode não ser o mais indicado para quem sofre de queda de cabelo. Este tecido absorve a humidade, deixando os fios mais secos e propensos à quebra.
Daí ser aconselhado o uso de fronhas de seda ou cetim. Em comparação ao algodão, as fibras destes tecidos diminuem a fricção do cabelo enquanto dorme.
4. Usar um tratamento no couro cabeludo
Este tipo de tratamento dá um empurrão às células capilares durante o sono, impulsionando o crescimento saudável do cabelo.
Algumas alternativas mais naturais são o óleo de coco ou a aloé vera.
5. Escolher penteados soltos para dormir
Penteados muito apertados podem causar danos graves. A tensão nos folículos capilares durante várias horas pode sobrecarregar o couro cabeludo e levar à queda de cabelo.
Se não consegue dormir com o cabelo solto, experimente uma trança solta e opte por um elástico macio. Desta forma, não só evita emaranhados, como acorda com ondas sem recorrer ao calor!
6. Experimente máscaras de cabelo durante a noite
Ao acordar com cabelo hidratado, vai sentir menos quebra durante o dia. Para dar às suas madeixas a nutrição que necessitam, experimente dormir com uma máscara de cabelo durante toda a noite.
Não só melhora a elasticidade dos fios, como aumenta o brilho e promove o crescimento.