Como consumidoras conscientes, temos de aprender a ser autónomas e criteriosas na escolha de cosméticos. Embora os produtos de beleza tenham rótulos cada vez mais informativos, com listas de ingredientes, certificados e logotipos, quantas de nós sabem o que significam?
Criámos este guia para que consiga escolher cosméticos ‘limpos’ e naturais.
Dicionário de beleza sustentável
Agricosmética
Cosméticos que privilegiam a sustentabilidade na cadeia de produção, com ingredientes cultivados com respeito pela Natureza e transporte com pouco impacto ambiental. Neste sentido, conheça o trabalho da Oway Portugal.
Eco-bio
Este termo, já muito entranhado no nosso quotidiano, significa ‘ecológico’ e ‘biocompatível’. Os produtos desta categoria são formulados com matérias-primas vegetais, não tóxicas para organismos vivos, rapidamente biodegradáveis e extraídas com métodos não poluentes.
Ecocompatibilidade
Indica que a empresa que fabrica o cosmético tem um impacto mínimo no ambiente, ou seja , emite pouco ou nenhum carbono, não usa plásticos e alimenta-se de energias verdes renováveis.
Ecossustentabilidade
Este conceito refere-se ao uso de embalagens e materiais eco-friendly, que são recicláveis e/ou reciclados.
Embalagem eco-friendly
O uso de frascos de vidro e alumínio (são recicláveis, ao contrário dos de plástico), de cartonagens em papel e de materiais biodegradáveis em vez de esferovite, ou até mesmo os produtos sólidos, sem embalagem, não têm tanto impacto ambiental.
PAO
A sigla refere-se ao período após a abertura do produto (Period After Opening), que convém respeitar. É representado pela imagem de um boião aberto e contém um número, referente ao número de meses que o cosmético dura depois de aberto. Os produtos eco-friendly usam conservantes de origem natural, por isso têm uma duração menor do que os que usam químicos.
Vegan
Os cosméticos vegan são fabricados exclusivamente com ingredientes naturais e provenientes de plantas, pelo que não contêm nenhum elemento de origem animal, como glicerina, cera de abelhas ou mel, e substituem as gorduras animais por óleos vegetais, como o de argão ou coco.