Beleza

5 dicas para voltar a encontrar os "seus" produtos de beleza descontinuados

Não há pior notícia para uma beauty addict do que a de o seu cosmético preferido ter sido descontinuado. Mas há várias razões para que tal aconteça, assim como formas de o encontrar novamente.

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Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Ago. 19, 2023

Desde muito cedo, comecei a comprar os meus perfumes e, entre o primeiro Jacadi comprado em Paris numa viagem da escola e o Davidoff Cool Water regateado numa loja de tintas-perfumaria na Calçada da Estrela, houve um que marcou a minha vida, o Gingembre, da Roger & Gallet.

Toda a gente elogiava aquele cheiro fresco e, para minha sorte, duvidava que alguém chegasse até ele porque se vendia na farmácia.

Era o meu perfume. Embora tenha progredido para outras fragrâncias, esta era aquela a que voltava mais vezes, sobretudo no verão.

Quando, em junho do ano passado, descobri que esta colónia tinha saído da renovada gama de águas de bem-estar perfumadas da Roger & Gallet, o meu mundo abandou.

Como era possível terem desvalorizado assim um perfume tão bem conseguido, tão único? O meu perfume…

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Tal como eu, milhares de mulheres em todo o mundo são surpreendidas diariamente com a triste notícia de que o seu produto de beleza preferido foi ou está em vias de ser descontinuado, seja uma base com a cobertura perfeita, uma máscara de pestanas que as alonga até às sobrancelhas, um creme que hidrata-nutre-perfuma-tonifica-emagrece-brilha no escuro ou o perfume das suas vidas.

Se também se sentiram sem chão quando o vosso cosmético de eleição desapareceu do mapa, continuem a ler. Não só à razões para que tenha sido retirado do mercado, como formas de o recuperar e até substitutos à altura.

Como encontrar produtos de beleza descontinuados

Conheça cinco estratégias que vão ajudá-la a encontrar os “seus” produtos de beleza descontinuados.

Contacte a marca

Se já tentou de tudo, mas não há meio de saber o que aconteceu ao seu produto de beleza preferido, ligue ou envie um email para a linha de apoio ao cliente. Não há mal nenhum em tentar falar com o relações-públicas ou alguém do departamento de comunicação da marca.

Foi o que fiz com a Roger & Gallet e toda a desinibição valeu a pena quando li a seguinte resposta: “Cara cliente, na verdade, a Roger & Gallet não descontinuou a água perfumada e de bem-estar Gingembre, ela existe e pertence à coleção Heritage, que é de venda exclusiva online”.

Deste email para a e-shop da marca foi uma viagem de um clique. E este não é o único lado bom da era das redes sociais, não se esqueça que toda a gente pode ser contactada e tudo é possível com um hashtag que se torne viral.

Existem ainda marcas que nos seus sites alojam um separador especificamente para os produtos descontinuados, como é o caso do Gone But Not Forgotten, da Estée Lauder, ou do Gone For Good, da Urban Decay. Não desista!

Aprender a procurar

Talvez ainda não se tenha lembrado, mas experimente fazer uma busca pelo seu perfume perdido em sites de desconto. Notino, Perfumes Club, Clube Fashion e Lookfantastic são exemplos de sites que vendem inúmeras marcas de cosmética, das mais acessíveis às de nicho, e que podem ainda ter em stock aquilo que procura.

Isto não significa que deva comprá-lo de ânimo leve e sem fazer uma inspeção minuciosa. A maioria destas plataformas não é revendedora oficial do produto em causa, o que pode levar a problemas de qualidade que fogem ao controlo da marca.

Se, ainda assim, não o encontrar, procure em sites de venda em segunda mão, como a Vinted ou a Wallapop. Neste caso, redobre cuidados, pedindo fotos da embalagem e certificando-se de que ainda tem o selo de segurança e está dentro da validade.

Olhe para o rótulo

Quando gastar a última gota do seu creme de rosto preferido, não deite fora a embalagem. Em vez disso, tome nota dos ingredientes para começar a investigar.

Até pode não encontrar no mercado um produto exatamente igual, mas, se souber que o creme que acabou era rico em vitamina C ou ácido hialurónico, saberá fazer uma compra mais informada da próxima vez que investir num cuidado de pele.

Fale com um consultor de beleza

Fazer amizade com quem representa as marcas é um dos segredos mais bem guardados das beauty addicts.

Seja numa perfumaria de luxo, ao balcão de uma farmácia ou mesmo em sua casa, através da venda direta, os consultores de beleza sabem (quase) tudo sobre a marca para a qual trabalham, incluindo informações sobre os nossos cosméticos de eleição.

Além disso, é do seu maior interessa manter e estimar os clientes, uma vez que, na maioria das vezes, ganham comissões em cada venda.

Já me aconteceu, por aconselhamento, encontrar uma linha de corpo da Yves Rocher para substituir a saudosa gama de aveia orgânica Plaisirs de Nature.

Embora o perfume e as texturas não sejam exatamente iguais, a gama de magnólia e chá branco tem o mesmo poder de despertar sensações tranquilas e envolver-nos num perfume delicado.

Dê hipótese à geração seguinte

Em 2010, a Chloé lançou uma coleção de três perfumes exclusivos que fez furor entre os meandros da beleza – Eau de Fleurs Lavande, Capuccine e Neroli.

Embora fossem bastante mais caras do que outros perfumes da marca, talvez pela sua exclusividade e por conferirem um certo status, toda a gente queria ter uma destas águas florais.

Mas tão depressa fizeram sucesso como desapareceram de circulação. Os motivos? Não conhecemos.

Dez anos depois, a Chloé lançou Ateliers des Fleurs, desta feita com nove referências florais – lavanda e neroli incluídas.

Também exclusivas e indicadas para quem quer um perfume único (ou tem um poder de compra maior), têm a vantagem de se desdobrar em mais versões que nos permitem viajar por fragrâncias semelhantes às das suas irmãs mais velhas, as Eaux de Fleurs.

Este foi um caso claro de como às vezes vale a pena procurar alternativas dentro das ofertas da marca.

A versão original deste artigo foi publicada na revista Saber Viver nº278, agosto de 2023.

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