“Que erros devo evitar quando faço a maquilhagem?”. A conotação é negativa, mostra preocupação e é a mais frequente que Diego Schober, maquilhador da Makeup Factory, marca exclusiva da Perfumes & Companhia, ouve quando tem uma cliente à sua frente.
“Não pensem tanto nos erros que fazem com a maquilhagem, porque vão sempre achar algo que não gostem. Pensem antes nas coisas que fizeram bem”, recomenda o especialista que quer, acima de tudo, que as mulheres assumam que à primeira nada é perfeito, e que é normal falhar várias vezes.
As suas clientes comentam, habitualmente, que gostavam de saber usar eyeliner líquido, porém, a atitude permanece a mesma: achar que nunca o vão conseguir fazer.
“Elas [as clientes] experimentam e deviam pensar: ‘pronto, é a minha primeira vez’, ‘dei o meu melhor’, ‘para a próxima vai sair melhor’, ‘a forma não é a melhor do mundo, mas eu sei que vou conseguir’. Mas o que fazem é procurar por erros e pensar ‘este eyeliner está horrível. Toda a gente consegue menos eu'”, conta-nos Diego Schober.
Como o YouTube contribuiu para isto
Quem quer aprender a maquilhar-se, é habitual utilizar o YouTube como ferramenta de trabalho para conseguir estar a par das técnicas mais usadas do momento.
A prática leva à perfeição mas, ao que parece, a tendência é esperar que se consiga fazer tudo em apenas algumas vezes. Bem, não só a ideia é utópica, como leva-nos a achar que tudo o que está nestes vídeos é perfeito, o que às vezes pode não ser bem assim.
“Elas [youtubers] estão o dia todo sentado em frente a uma câmara. São demasiado novas, e claro que têm uma pele perfeita. Têm uma câmara demasiado perto do rosto, com luz natural por todo o lado e, por isso, parecem perfeitas. As mulheres comparam-se com elas e ficam desapontadas se as coisas não lhes acontecem imediatamente”, refere o maquilhador.
A Makeup Factory também tem um canal no YouTube, onde Diego refere que fazem tutoriais e trabalham com bloggers.
Enquanto falamos do glamour que os tutoriais nos mostram, ele desmistifica como realmente funcionam. “Às vezes temos de gravar cinco vezes, cortar tudo e no final parece que se fez tudo numa só vez e ficou perfeito. Isto não é realístico para as mulheres que querem começar a maquilhar-se.”
Retirar este pensamento negativo da mente de quem gosta de se maquilhar parece ser a missão número 1 do maquilhador equatoriano. No final, deixa-nos um conselho: “Para melhorar na maquilhagem é preciso vermos o que já fazemos bem. Só a partir daqui é que podemos ter sucesso.”
Passo a passo: aprenda a fazer sardas falsas
1. Com o lápis de sobrancelhas, desenhe pontinhos nas bochechas, nariz, queixo e testa
2. Faça pontos de tamanhos diferentes e varie a distância entre eles
3. Use tons diferentes
4. Esbata com o dedo as transições entre as sardas e o resto da pele
5. E as sardas falsas estão prontas!