Beleza

O que devemos ter em conta quando escolhemos um hidratante?

Há muitos fatores a pesar no momento da escolha de um creme hidratante de corpo. Quais são os que costuma ter em conta? Partilhamos a nossa checklist.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
o que devemos ter em conta antes de comprar creme hidratante corpo
Em parceria com:
O que devemos ter em conta quando escolhemos um hidratante?
Ago. 14, 2018

Nem tudo se pode resumir a um aroma irresistível (mas às vezes apetece, certo?)! Na procura do hidratante corporal perfeito, há muito mais a ter em conta. Ainda mais nos dias de hoje, em que a oferta é infindável e as marcas rivalizam com atraentes embalagens cheias de cor.

Por entre inúmeros fatores que nos fazem desejar um creme hidratante, deixamos-lhe alguns que integram a nossa checklist.

Checklist para escolher o próximo creme hidratante de corpo

peso ingredientes na escolha creme hidratante

O fator ingrediente. Faz (toda!) a diferença

Seja para as peles secas, oleosas ou mistas. Mesmo que saiba que textura gosta, a Natureza e qualidade dos ingredientes importa… e muito!

E na hora da escolha, devemos privilegiar – ou, pelo menos, saber identificar -, os ingredientes naturais. Porquê? Em primeiro lugar, porque o nosso corpo sente maior afinidade com tudo o que é proveniente da Natureza, e tende a absorver esse tipo de ingredientes mais rapidamente.

Além disso, é certo que os ingredientes naturais nos mantêm mais afastadas de reacções adversas na pele, já que são derivados de fontes ricas em nutrientes.

Aloe vera, pelo seu efeito calmante e o mel, as manteigas de karité, de cacau, de cupuaçu e os óleo de coco, abacate e de argão, pelo seu poder nutritivo, são alguns dos ingredientes que deve procurar num hidratante.

Por último, mas não menos importante, porque o consumo ecológico anda geralmente de mãos dadas com a escolha de ingredientes naturais. Klorane é uma das marcas que se assume como eco-responsável, trazendo na sua génese o lema “cuidados inspirados na botânica”.

Há 50 anos que Klorane leva a cabo a missão de preservar o ambiente e este ano lança mais um conjunto de fórmulas eco-responsáveis. A sua nova gama à base de manteiga de cupuaçu bio inclui leites hidratantes, geles de duche e sabonetes. É ainda composta por um mínimo de 96% de ingredientes naturais e as embalagens são concebidas, em parte, com materiais recicláveis e reciclados.

ter em conta o tipo de pele na escolha creme hidratante

O fator pele. Conheça-a melhor que ninguém

Antes de mais, temos de conhecer bem o nosso tipo de pele. Pode ser seca, normal, mista, oleosa, sensível…  E para cada tipo pele, há um creme hidratante ideal.

Há ainda que ter em conta que a pele das diferentes partes do corpo têm necessidades distintas. Por exemplo, a zona dos cotovelos, joelhos, pés e mãos têm tendência a ser mais secas e, por isso, precisam de cremes mais nutritivos.

Antes de escolher o seu creme hidratante para o corpo, é ainda importante saber que tipo de textura prefere e aquela que é mais indicada para as necessidades da pele. Lembre-se: para as zonas mais secas, o creme, em vez da loção, é a opção mais hidratante.

 

ter em conta a responsabilidade social na escolha creme hidratante

O fator (que pesa na) consciência

A responsabilidade social começa a ser cada vez mais uma motivação no momento da compra. E ainda bem! Seja em relação à proteção dos direitos dos animais, utilização de materiais biodegradáveis ou recicláveis nas embalagens, ou até tendo em conta o impacto nas comunidades e na Natureza.

As marcas da indústria da beleza associam-se cada vez mais a projetos de responsabilidade social que fazem toda a diferença. O cupuaçu, a acelora, o maracujá e o açaí são alguns dos exemplos de ingredientes utilizados em produtos que a Klorane Botanical Foundation planta e faz coabitar no mesmo espaço, com o objectivo de proteger a biodiversidade e as comunidades amazónicas

Além de ser vegan, a marca preocupa-se em cultivar os seus produtos de acordo com um programa agro-florestal que pretende reflorestar as terras e garantir um rendimento estável às populações locais da Amazónia.

ter em conta o preço na escolha creme hidratante

O fator preço. Nem tudo o que luz é ouro!

O preço também é um factor que conta no momento da decisão. E tudo se resume à prioridade que damos a este passo do cuidado de corpo e quanto estamos dispostas a investir.

Na verdade, não é preciso gastar um balúrdio para conseguir um creme de corpo eficaz, que cumpra o seu objetivo. Mas há que procurar, comparar, ler os rótulos e, sobretudo, informar-se.

Se tiver dúvidas, procure um especialista e explique o que procura. Numa farmácia ou parafarmácia, por exemplo, pode pedir ajuda para encontrar o produto mais ajustado às suas necessidades – tendo em conta os fatores desta checklist – e com a melhor relação qualidade-preço.

ter em conta o aroma na escolha creme hidratante

O fator aroma. Um grande conquistador

O nosso hidratante acompanha-nos para todo o lado, porque está na nossa pele. E como tal, é natural escolhermos um aroma que seja do nosso agrado (e que perdure).

Dos perfumes mais subtis aos mais intensos, dos mais frescos aos florais, dos doces aos amadeirados, pode até adaptar os seus aromas favoritos à estação do ano ou a qualquer ocasião.

Afinal, um bom hidratante com um aroma infalível pode até substituir o perfume. Não concorda?

 


Para além destes fatores, o que costuma ter em conta na escolha de um creme hidratante? Descubra ainda o desmaquilhante certo para o seu tipo de pele. 

Últimos