Que tipo de escova de cabelo costuma usar? Saiba qual é a mais indicada para si
Para a maioria das mulheres, a escova de cabelo serve apenas para tirar os nós do cabelo, mas sabia que existe muito para descobrir sobre esta ferramenta de styling?
Todas sonhamos com cabeleiras longas e bem tratadas, usamos condicionadores com ingredientes hidratantes, champôs com fórmulas milagrosas, sprays nutritivos… Mas o mais provável é nunca termos pensado no papel e nos cuidados que devemos ter com a escova, e a realidade é que a ferramenta certa separa um bom cabelo de um em excelente estado.
Com tantos produtos disponíveis, escolher a escova certa para o seu tipo de cabelo e necessidades pode parecer uma tarefa complicada. Para não ficar baralhada e nunca mais ter um bad hair day, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber neste artigo.
Escova de cabelo à medida
Escovas planas e retangulares
São ideais para cabelo liso, uma vez que foram criadas para alisá-lo após a secagem e deixá-lo luminoso.
São geralmente feitas com cerdas de javali, porém, também podem ser produzidas com cerdas de plástico espaçadas entre si. O seu formato permite apanhar grandes secções de cabelo e distribuir os óleos naturais presentes no couro cabeludo pelos fios.
Escovas ovais almofadadas
São as aliadas perfeitas para remover a caspa. A sua base de borracha macia e as cerdas de arame rígido ou plástico agarram as escamas e removem-nas dos fios, ajudando também a remover resíduos de produtos e a estimular a circulação no couro cabeludo.
Escovas redondas
Podem ser usadas por todos os tipos de cabelo, independentemente da textura ou comprimento. As de diâmetro mais pequeno ajudam a esticar ou encaracolar cabelos mais curtos, já as que têm um diâmetro maior devem ser usadas em cabelos compridos.
Escovas pequenas e com fibras de plástico largas
As da Tangle Teezer, por exemplo, são ideais para usar no banho, sobretudo por pessoas com cabelo encaracolado, para não desmanchar os caracóis (outra opção são os pentes com dentes largos).
Escovas com cerdas de nylon
Se o seu objetivo é eliminar o efeito frisado, prefira escovas com cerdas de nylon, já que este material sintético elimina a eletricidade estática e consegue desembaraçar o cabelo mais grosso.
Escovas de ripar
Quem pretende criar volume nas raízes ou um apanhado mais volumoso, deve optar por escovas de ripar. Estas são finas, compridas e consistem em duas ou três filas de tufos de cerdas densas, que podem ser sintéticas, naturais ou mistas.
Devem ser usadas na direção contrária à que se escova o cabelo, no entanto, tenha cuidado para não realizar esta técnica diariamente pois danifica a fibra capilar.
Algumas das melhores escovas são feitas com cerdas de javali, porém, já existem produtos cruelty-free com cerdas sintéticas que imitam o comportamento destas escovas
Hora do banho
Se nos perguntarem há quanto tempo não lavamos a nossa escova, é muito provável que façamos uma longa e demorada pausa para pensar e responder.
Todas sabemos a importância de lavar regularmente os pincéis de maquilhagem, principalmente se queremos manter as bactérias longe do rosto, no entanto isso não acontece com o cabelo.
Aplicamos pré-champô no couro cabeludo, usamos champô hidratante, condicionador reparador ou máscara, mas depois recorremos a uma escova que já deve ter sido usada várias vezes ao longo do ano sem ser lavada.
Quando não são lavadas, as escovas partem o cabelo, acumulam óleo, sujidade, resíduos de produtos e até pó, criando um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Para que isto não aconteça, lave a sua escova regularmente.
Se usa muitos produtos de styling, essa lavagem deve ser feita uma vez por semana, caso contrário pode lavar a cada duas semanas. Isto ajuda a manter as bactérias longe da fibra e prolonga o tempo de vida do utensílio.
Como lavar a escova?
- Remova os fios de cabelo presos na base da escova antes de a lavar, pode usar as mãos ou ajudar com um pente de dentes largos;
- Passe a escova por água morna e com a ajuda dos dedos massaje as cerdas, isto irá desfazer e libertar resíduos de produto;
- Adicione umas gotas do seu champô e esfregue a escova; de seguida, volte a passar por água morna;
- Quando remover os vestígios de champô, não se esqueça de a secar com o secador.