Caspa, oleosidade, escamação… Estes são alguns dos problemas visíveis de que o cabelo não está saudável e que precisa urgentemente de ser ligado às máquinas – salvo seja. Voltar a dar vida a esta parte da pele (sim, porque o cabelo é pele) não é um quebra cabeças assim tão complicado de resolver. Basta, primeiro, procurar produtos que sejam adequados ao problema e aprender a limpar, eficazmente, o couro cabeludo.
Debaixo dos fios capilares está o nosso couro cabeludo que é o responsável pela saúde do cabelo. Exatamente como no rosto, o couro cabeludo acumula gordura, células mortas, bactérias, impurezas e, se estiver demasiado seco, precisa que a pele a mais seja retirada.
Acontece que se os folículos pilosos ficarem entupidos por sujidade, o problema agrava-se e pode mesmo impedir que o cabelo cresça de forma saudável.
Esfoliante capilar, o salvador
Um esfoliante capilar tem mais ou menos o mesmo aspeto que um esfoliante de corpo ou rosto, sendo que não é de todo a mesma coisa (por isso, nem pense em usar um esfoliante que não é indicado para o cabelo, caso contrário a cura será pior do que a doença).
Além de remover todos os problemas que mencionámos acima, vai ajudar a ativar a microcirculação do couro cabeludo e limpá-lo a fundo. Quanto à forma de utilização, é muito semelhante à aplicação de um champô normal:
- Molhe bem toda a raiz do cabelo;
- Coloque apenas um pouco de esfoliante nas mãos (em princípio também fará espuma como um champô) e espalhe-o por todo o couro cabeludo;
- Faça uma massagem leve e nada agressiva. Tenha a certeza que vai até à nuca.
- Deixe ficar durante alguns minutos e enxague bem.
É de referir que, tal como os esfoliantes de rosto ou corpo, estes também só deverão ser aplicado uma a duas vezes por semana, pois caso contrário corre o risco de ficar com o cabelo ainda mais oleoso ou de deixar o couro cabeludo mais seco.
Por isso, vá intercalando com o seu champô, condicionador e máscara adequados ao seu tipo de cabelo.